Geralmente quando os jogadores ascendem da base para os profissionais, eles chegam tímidos e falando para dentro nas entrevistas coletivas. Mas este não é o caso da nova dupla de laterais canhotos do Inter: Erik e Leonardo, ambos gaúchos e com 18 anos de idade, que integram o grupo de Odair Hellmann nos treinos de Atibaia.
Sabem que a chance "entre os grandes" dificilmente chegará agora, mas se espelham em pratas da casa como Rafael Sobis, Dourado, Iago e Nonato.
— Eu sou o Erik, estou há seis anos na base do Inter, sou meio-campo de origem, e cheguei da escolinha do Ruben Paz na minha cidade, Quaraí — disse o fronteiriço Erik, o mais falante dos dois. — Tenho velocidade e técnica, mas sei que tenho muito a evoluir. Sempre tento ser bastante ofensivo — completou.
Iago, que na terça-feira esteve em Atibaia se despedindo dos demais jogadores do Inter — uma vez que agora vestirá a camisa do Augsburg, da Alemanha —, é o exemplo a ser seguido pela dupla de laterais.
— Cada um tem seu tempo, mas ele (Iago) se consolidou em um ano. Temos que respeitar o momento e evoluir — comentou Leonardo, pelotense revelado no Progresso, que está desde 2017 no CT Celeiro de Ases. — Sou um lateral marcador. Posso atuar pela direita também e até na zaga — acrescentou a sua apresentação.
Disputar a Libertadores e a Copa do Brasil surge como uma miragem para Erik e Leonardo, no momento — a não ser que arrasem nos jogos-treino em Atibaia. Mas, por enquanto, estar no elenco principal do Inter já é uma vitória para eles.
— Jogar ao lado destes caras é sonho de criança. É claro que queremos jogar a Libertadores e a Copa do Brasil, mas temos de respeitar o momento, saber que há caras bem mais experientes na frente — recordou Erik. — Sobis é um cara para se espelhar. Ele também saiu da base. Sobis comentou que a adaptação é diferente quando você chega da base. A gente acaba correndo mais do que joga no começo — arrematou o quaraiense.
— Jogando em mais de uma posição você acaba sendo mais visto, e tem mais chances de ganhar espaço. É como o Odair diz: "Tenta mostrar o teu futebol e se impõe, porque só o talento não vinga, tem que se impor". — concluiu Leonardo.