O jogo desta quarta-feira (3), contra o River Plate, tem um peso maior do que o normal para o Inter. Além de ser um dos mais tradicionais clubes do mundo e tetracampeão da Libertadores, o time comandado por Marcelo Gallardo é o atual campeão da competição. Em 12 participações na disputa, esta será a quinta vez que os colorados enfrentam em casa um detentor do título sul-americano. O retrospecto até agora no Beira-Rio é de 42%.
A primeira vez que o Inter enfrentou um campeão do ano anterior na Libertadores foi em 1977. A fase era a semifinal, jogada num torneio triangular. O primeiro adversário foi exatamente o Cruzeiro, campeão de 1976, que acabou vencendo o jogo por 1 a 0, com gol do atacante Joãozinho. O resultado motivou a queda do treinador colorado Carlos Castillo. Na sequência, houve jogos contra a Portuguesa, da Venezuela, e o segundo jogo contra o time mineiro, dessa vez com empate em 0 a 0 no Mineirão. O Cruzeiro passou para a final e o Inter foi eliminado.
Depois disso, o clube gaúcho só voltou a enfrentar um detentor do título da Libertadores na edição de 2006, nos jogos finais da competição, e novamente o time não ganhou em casa. O empate com o São Paulo, campeão de 2005, por 2 a 2, foi suficiente para garantir o título da competição. Uma semana antes, no jogo de ida, havia ocorrido a vitória colorada no Morumbi por 2 a 1, decisiva para a conquista. Rafael Sobis, que marcou dois gols em São Paulo, foi o herói da partida. Fernandão e Tinga marcaram no Beira-Rio.
Em 2010, quando conquistou seu segundo título continental, mais uma vez o Inter se viu diante do campeão anterior do torneio, dessa vez o Estudiantes de La Plata. Nas quartas de final, o Colorado ganhou de 1 a 0 no Beira-Rio, com gol do zagueiro Sorondo aos 42 minutos do segundo tempo. Na Argentina, no jogo de volta, mais sofrimento e um alívio no final. O placar de 2 a 0 classificava os argentinos até os 43 minutos da etapa final, quando Giuliano descontou e, pelo gol qualificado, classificou o Inter para as semifinais.
Os mais recentes encontros entre Inter e um campeão da Libertadores do ano anterior ocorreram em 2012. O Santos havia levado o título de 2011, e os colorados, depois de passarem pela fase de classificação em dois jogos contra o Once Caldas, caíram no grupo santista, que tinha também o Strongest, da Bolívia, e o Juan Aurich, do Peru.
O primeiro confronto, vencido pelo Santos por 3 a 1, foi na Vila Belmiro, em jogo que teve grande atuação de Neymar e Leandro Damião marcando o gol colorado. No returno, no Beira-Rio, o Inter não conseguiu segurar a vitória e empatou em 1 a 1. O lateral Nei marcou para o Inter, e o goleiro Muriel foi destaque do jogo.
Em quatro jogos em casa contra os campeões da edição anterior em Libertadores, o Inter teve uma derrota, uma vitória e dois empates. Fora de casa, o clube tem um empate, uma vitória e duas derrotas.
A coincidência é que, nos dois anos em que ficou com o título, o Inter passou pelo campeão anterior da competição.
Confira o retrospecto:
1977
Inter 0 x 1 Cruzeiro - Beira-Rio
Cruzeiro 0 x 0 - Mineirão
2006
São Paulo 1 x 2 Inter - Morumbi
Inter 2 x 2 São Paulo - Beira-Rio
2010
Inter 1 x 0 Estudiantes - Beira-Rio
Estudiantes 2 x 1 Inter - Centenário (Quilmes)
2012
Santos 3 x 1 Inter - Vila Belmiro
Inter 1 x 1 Santos - Beira-Rio