Odair Hellmann busca soluções para um Inter com escassos recursos financeiros para grandes reforços. No Alfredo Jaconi, o treinador preservou D'Alessandro, montando um sistema ofensivo a partir de Neilton, Nico López e William Pottker — com Santiago Tréllez iniciando no comando do ataque.
Deu certo. Ainda que não tenha tido um amplo domínio sobre o Juventude, a equipe conseguiu abrir 2 a 0, com gols de Nico e de Pedro Lucas, que substituiu ao inoperante Tréllez. O gol sofrido, já nos acréscimos, não chegou a colocar em risco a vitória.
Mas Odair perdeu Nico López, expulso na confusão iniciada pelo técnico do Juventude, Luiz Carlos Winck, com William Pottker. O treinador colorado, que disse buscar alternativas táticas e nominais para que o time jogue melhor, agora precisará encontrar uma reposição a Nico. A tendência é que D'Alessandro volte à equipe, mantendo a ideia de jogo de Caxias do Sul — apesar de o argentino não conseguir entregar ao time a mesma dinâmica de jogo do uruguaio.
— Até a Libertadores, temos alguns jogos. Pretendo buscar algumas variações táticas. Libertadores é muito estratégia. Hoje buscamos uma variação tática importante com o Nico sendo um meia-atacante. Ele é um finalizador. Ano passado, usamos essa situação e nos deu muito resultado. É importante ter essas variações para que a gente possa usar em todos os jogos — disse Odair Hellmann.
O Inter passará a tomar cuidados com D'Alessandro — como ocorreu na temporada passada. A fim de preservá-lo para a Libertadores, o camisa 10 poderá ser poupado em pelo menos dois dos próximos cinco jogos do clube na fase classificatória do Estadual.
O Inter ainda terá pela frente Caxias, Avenida, Aimoré, Grêmio e Novo Hamburgo. Destes, Avenida e Grêmio serão fora de casa. Depois de enfrentar o Avenida, o Inter já estreará na Libertadores, em 6 de março. Antes disso, porém, a equipe realizará amistosos, uma vez que haverá um hiato de 10 dias entre o jogo do Avenida e a estreia colorada na Libertadores — contra o adversário que vem das fases preliminares.
— A gente vai avaliar durante a semana. O Nico está fora. O D'Alessandro é um jogador importantíssimo, jogando ou não. Não é à toa que um jogador fica 10 anos em um clube e tem essa representatividade. Mas eu já falei para o D'Alessandro que não são todos os jogos que ele vai jogar. Por isso, falamos em um grupo fortalecido. Já está tudo alinhado e, certamente, no momento em que ele jogar, vai nos ajudar porque joga muito e corre muito. E quando optarmos por outro jogador, ele vai respeitar, como respeitou no ano passado — explicou Odair.
Um possível Inter para enfrentar o Caxias, nesse domingo, no Beira-Rio: Marcelo Lomba; Zeca, Moledo, Cuesta e Iago; Dourado, Edenilson, D'Alessandro, Neilton e Pottker; Pedro Lucas.
As recentes temporadas de D'Alessandro
2018
- 37 jogos (de um total de 57 disputados pelo Inter)
- 2.406 minutos
- 7 gols
2017
- 52 jogos (de um total de 67 disputados pelo Inter)
- 4.357 minutos
- 8 jogos
2016
- 33 jogos (de um total de 66 jogos disputados pelo Inter e de 47 jogos disputados pelo River Plate)*
- 2.012 minutos
- 5 gols
* Destes 33 jogos, apenas quatro foram com o Inter. Os demais foram pelo River Plate
2015
- 36 jogos (de um total de 74 disputados pelo Inter)
- 2.708 minutos
- 5 gols