William Pottker mudou. De um jogador discreto, que mal saía da faixa lateral do campo, quase não chutava a gol, passou a ser um atleta agudo, ousado, pé na área e bola na rede. A parada para a Copa do Mundo foi um divisor de águas no ano do atacante do Inter. Em quatro jogos, tornou-se o goleador da equipe no Brasileirão ao lado de Nico López, com quatro gols.
Há mais números que mostram um Pottker mais participativo ofensivamente. Antes da pausa no campeonato, tinha entrado em campo 11 vezes e chutado a gol apenas cinco vezes. Nas últimas quatro rodadas, foram oito finalizações.
Nos mapas de calor (veja abaixo), está bem claro: ele abandonou a posição fixa colada na linha lateral direita e avançou mais, enveredou para o meio e até pelo lado esquerdo — de onde, inclusive, fez dois gols contra o Botafogo no domingo passado.
A liberdade de movimentação observada no domingo passado é incentivada pelo técnico Odair Hellmann. A alternância de posicionamento ajuda a confundir a marcação do adversário.
— Tenho feito essa variação dos atacantes, pela definição, pela última bola, até pela infiltração, ou para uma tabela. E o Pottker é um cara de amplitude. Temos confiança nele. Ele dá equilíbrio ao time — afirmou o treinador.
O camisa 99 abordou o assunto na entrevista coletiva de terça-feira. Segundo ele, a variação de posicionamento se deu pela força do Botafogo do lado esquerdo, mas havia sido alertada pelo treinador.
— Vemos os vídeos dos adversários, recebe vídeos nos grupos do WhatsApp, trabalhamos durante a semana, foi falado na concentração. Recebemos tudo na mão e conseguimos executar. E fiquei muito feliz por voltar a fazer gols e a ajudar a equipe.
Para a direção, a pausa na temporada ajudou o atacante a retomar a forma. Vice de futebol colorado, Roberto Melo lembra que o jogador ficou fora de ação por dois meses. Com a intertemporada em Atibaia-SP, equiparou-se fisicamente aos companheiros.
— A gente confia muito no Pottker. Ano passado nos ajudou bastante, esse ano começou bem. Aí teve uma lesão, ficou quase 60 dias parado. Com a parada e a preparação, está usufruindo disso — analisou Melo.