Com o mercado nacional tendo pouco a oferecer para o Inter nesse momento, o clube deve ir à Europa à procura de reforços. E o primeiro deles pode ser um atacante canhoto, de 19 anos. Caio Emerson começou a carreira na base do Cruzeiro, passou pelo Corinthians e, há um ano, está no time B do Granada. É considerado muito promissor, e o Inter pretende o empréstimo do jogador, com a possibilidade de adquirir parte dos direitos econômicos do atleta, ao final de um ano de cessão.
Valorizado, Caio Emerson tem valor de mercado na casa dos 50 milhões de euros (R$ 235 milhões), segundo o site alemão Transfermarket, especializado em avaliar as transações do futebol. A direção colorada, porém, não confirma a negociação.
Caio apareceu muito bem dois anos atrás, como artilheiro do Corinthians no título da Copa do Brasil sub-17 - numa das mais badaladas formações da base corintiana dos últimos anos. Antes disso, o atacante já havia participado das campanhas vencedoras na Taça BH e no Mundial de Clubes da categoria, aparecendo como alta aposta do clube paulista.
Em 2017, porém, devido a um impasse na assinatura de seu primeiro contrato profissional, o jogador deixou o Corinthians. Caio já havia sido contratado ao Cruzeiro através de um pré-contrato de gaveta, mas os paulistas decidiram não exercer a compra dos direitos econômicos, devido à crise financeira que viveu naquele ano. Caio foi para o Corinthians com 25% dos direitos pertencentes ao clube paulista, 25% pertencentes ao Cruzeiro, e os demais 50%, a empresários; e o acordo previa que o Corinthians comprasse 25% dos agentes e acertasse o primeiro vínculo profissional por três anos.
Mas a diretoria das categorias de base do Corinthians não aceitou tal condição, e os valores para compra da porcentagem aumentaram automaticamente. O clube ainda tentou outras formas de acordo, sem sucesso. O contrato de formação terminou em 26 de fevereiro de 2017, uma semana depois de Caio Emerson completar 18 anos, e de ficar apto a assinar com qualquer clube, do Brasil ou de fora.
Observado por clubes do Exterior, Caio acabou assinando contrato até 30 de junho de 2021 com o Granada - clube que atualmente detém os seus direitos econômicos. Em fase de adaptação ao novo clube e ao futebol espanhol, o atacante atuou apenas pelo time B do Granada, que já conta com outros quatro brasileiros: Hugo Gomes (ex-São Paulo), Jean (ex-Real Madrid), Matheus Santana (ex-Guarani) e Matheus Aias (ex-Ponte Preta).