Há quatro anos o Inter tenta a contratação do volante Rithely junto ao Sport. Quando finalmente o negócio parecia fechado, uma lesão no tornozelo do meio-campista de 27 anos fez a direção colorada recuar. Se houver a necessidade de cirurgia, o Inter afirma que não fechará o acordo.
Mas este é só mais um de vários capítulos de uma novela que parece interminável. A primeira demonstração de interesse no jogador foi em abril de 2014. Novas negociações ocorreram em outros momentos, com direito a concorrência de outros grandes clubes do futebol brasileiro. Mas o Sport nunca permitiu a saída do jogador — que chegou a estender contrato até 2022 no meio do caminho.
Relembre os capítulos da novela Rithely
1. Primeira demonstração de interesse
O Inter tentou a contratação de Rithely pela primeira vez em abril de 2014. Na época, o Sport pediu jogadores na negociação — Otávio, Eduardo Sasha e Ygor. Mas a direção colorada oferecia apenas dinheiro.
2. Aproximação e desistência
O empresário de Rithely chegou a garantir o acerto com o Inter naquela oportunidade, mas o impasse na negociação impediu o acordo. Rithely seguiu no Sport.
3. Nova investida com concorrência
No fim de 2016, logo depois do rebaixamento confirmado à Série B, o Inter voltou à carga para ter o volante. Na ocasião, o Corinthians também estava na disputa. A alta pedida dos pernambucanos tirou o clube paulista do negócio.
4. Garantia de permanência no Sport
O próprio Rithely garantiu, no início de 2017, que seguiria na Ilha do Retiro. Além disso, estendeu o contrato com o clube de Recife até 2022. Além de corinthians e Inter, o Atlético-MG chegou a sondar o meio-campista.
5. Nova tentativa
A terceira investida do Inter sobre Rithely começou no fim do ano passado, já com a garantia do retorno à Série A. Dos três jogadores que o Inter tentou, só Wellington Silva foi confirmado. Desta vez, ao contrário da negociação em 2014, a direção colorada queria incluir jogadores no negócio.
6. Ultimato (ou não)
As negociações se arrastaram por quase um mês e, quase na virada do ano, o Inter fez uma oferta que classificava como final. O negócio incluiria dinheiro e os direitos econômicos de Anselmo e um empréstimo de Léo Ortiz.
7. Acerto com o jogador
O Inter chegou a um acordo financeiro com Rithely no início deste ano. No entanto, a negociação com o Sport seguia como o entrave que impedia a contratação. O Inter tentou fazer uma oferta de empréstimo com direitos econômicos fixados. Na época, Roberto Melo negou que havia uma proposta de quase R$ 10 milhões pelo jogador. O empresário Roberto Faustim chegou a reclamar do desgaste que a negociação interminável gerava para o jogador.
8. Nova concorrência
Se no fim de 2016 a concorrência era de Corinthians e Atlético-MG, no início de 2018 foi o Cruzeiro quem demonstrou interesse no volante. Contudo, as negociações com os mineiros também não evoluíram. E em março o Atlético-MG voltou a procurar o jogador e ofereceu o ex-colorado Carlos, também sem sucesso.
9. Acerto
No dia 11 de março, o Sport finalmente aceitou a proposta do Inter e anunciou o empréstimo do jogador. Os clubes acertaram uma quantia em dinheiro, o fim de uma opção que o Inter tinha para chamar de volta Anselmo e Léo Ortiz durante o empréstimo, além de ceder Ernando e Cláudio Winck.
10. Nova pedida
O Sport pediu mais um jogador ao Inter: Andrigo, emprestado ao Ceará. O clube cearense não gostou.
11. Críticas à direção do Sport
Já acertado com o Inter, Rithely fez duras críticas à direção do Sport, a quem classificou como "amadora".
12. Novo recuo
Depois de finalmente ter tudo acertado com o Inter, Rithely viu a negociação se complicar novamente nesta terça-feira. Nos exames médicos em Porto Alegre, o clube constatou uma lesão no tornozelo. Em comunicado oficial, anunciou que desfaria o negócio caso o problema exigisse cirurgia.