Foram anos observando Rithely. E, antes do Gre-Nal, o Inter finalmente conseguiu contratar o volante do Sport. Em 2015, a direção colorada apontou o jogador de 27 anos como o substituto de Charle Aránguiz. Bem antes, ainda quando Rithely atuava pelo Goiás, muitos no Beira-Rio já sonhavam com a sua contratação.
Mas conseguir o empréstimo de Rithely por dois anos não saiu barato para o Inter. Além de acertar o parcelamento de R$ 1,2 milhão ao Sport, o Inter retirou das cessões de Léo Ortiz e de Anselmo a cláusula que eles sairiam de Recife caso o clube recebesse ofertas mais tentadoras pelo zagueiro e pelo volante em meio à temporada 2018.
Além disso, o Inter emprestará ao Sport o zagueiro Ernando e o lateral-direito Cláudio Winck — que deverá ter o nome substituído na inscrição do Gauchão pelo lateral Fabiano. O clube pernambucano ainda tem direito a escolher um terceiro jogador de uma lista apresentada pelos colorados, o que ocorrerá durante essa semana.
Rithely (assim como o atacante Rossi e o lateral-direito Fabiano, as mais recentes contratações do clube) ainda não tem data para ser apresentado. Como o Inter terá uma semana de decisões pela Copa do Brasil e pelo Gauchão, é possível que eles sejam integrados ao elenco e comecem a treinar antes mesmo de ocorrer a apresentação formal para a imprensa.