Em um 12 de fevereiro de 1989, há 29 anos, o Inter escrevia uma página inesquecível de sua história: o Gre-Nal do Século. Chamado assim por ser uma semifinal de Campeonato Brasileiro, valia bem mais do que um clássico normal. Além de valer a flauta de sempre, ainda dava o direito a uma final de Campeonato Nacional (era o torneio de 1988, mas suas finais ocorreram no verão seguinte) e, de lambuja, uma vaga na Libertadores. Talvez nenhum outro clássico tenha tido tanta importância nacionalmente.
A relevância da partida ficou maior com o transcorrer do jogo. O primeiro jogo ocorreu no Estádio Olímpico: 0 a 0, em um dia de semana. A volta foi no Beira-Rio em uma tarde muito quente e de estádio lotado. Embora houvesse um favoritismo vermelho, em função da campanha melhor do time do técnico Abel Braga, o Grêmio dominou todo o primeiro tempo. O Tricolor, comandado por Rubens Minelli, abriu o marcador com Marcos Vinícius, aos 25 minutos da etapa inicial. Aos 38 minutos, mais um golpe para o torcedor colorado: o lateral Casemiro foi expulso.
No intervalo, Abelão mexeu. Tirou o volante Leomir e colocou Diego Aguirre. Abriu ainda mais o time e virou o jogo. Aos 16 minutos do segundo tempo, Edu Lima cobra falta e Nílson marca. Jogo empatado. Dez minutos depois, a virada. Grande jogada de Maurício pelo lado direito, cruzamento para a área e a conclusão de Nilson.
Em uma partida inesquecível, Inter 2 a 1, finalista do Brasileirão contra o Bahia. Mas aí, a história foi outra.
Confira a ficha do jogo
12/2/1989 - Inter 2x1 Grêmio - Estádio Beira-Rio
Inter: Taffarel; Luis Carlos Winck, Aguirregaray, Nenê e Casemiro; Norberto, Leomir (Diego Aguirre) e Luis Carlos Martins; Mauricio (Norton), Nilson e Edu Lima. Técnico: Abel Braga
Grêmio: Mazaropi; Alfinete, Trasante, Luis Eduardo e Airton; Bonamigo, Cristóvão e Cuca; Jorginho (Reinaldo Xavier), Marcos Vinicius e Jorge Veras (Serginho). Técnico: Rubens Minelli
Árbitro: Arnaldo Cézar Coelho
Expulsão: Casemiro (I), aos 38 do primeiro tempo
Cartões Amarelos: Trasante e Airton
Gols: Marcos Vinicius (G), aos 26 minutos do primeiro tempo, e Nilson (I), aos 16 e 26 minutos do segundo tempo.
Público: 78.083
Renda: NCz$ 58.944,00