O clima natalino é propício para pedidos. Por isso, o GaúchaZH convidou colunistas do Grupo RBS para sugerir reforços que seriam recebidos pelos torcedores colorados como presentes do Papai Noel para 2018.
Luiz Zini Pires
Claro que o Inter vive uma fase de aperto financeiro. O dinheiro para investir em grandes contratações, como nos anos 2000, sumiram. Usar a criatividade faz bem e revigora. Bater às portas do Flamengo e perguntar por Federico Mancuello seria uma saída. Os cariocas querem conversar, não necessariamente com os colorados. O argentino não será aproveitado na Gávea em 2018. Mancuello, 28 anos, formaria fácil um meio de campo com Dourado, Edenilson e D'Alessandro, com os atacantes Pottker (ou Nico López) e Damião. Seria um canhoto argentino para ajudar D'Alessandro, capacitar o time e voltar para a Série A com fome de competição e de vitórias.
Cléber Grabauska
Lucas. O lateral-direito está fora dos planos do Fluminense e será devolvido ao Palmeiras. Pode não ser o melhor lateral do mundo mas, pela experiência, tem condições de dar um retorno melhor que o jovem Ruan, trazido do Boa, ou dos disponíveis no elenco como Cláudio Winck, Alemão e Fabinho.
Leonardo Oliveira
Como Alemão e Cláudio Winck ficaram longe de emplacar em 2017, na Série B, a lateral direita segue aberta desde a saída de William para o Wolfsburg. Neste ano, Danilo Silva chegou a atuar por ali, mas afundou também. Uma boa sugestão de presente para o Inter neste Natal seria Julio Buffarini, 29 anos, e encostado no São Paulo. O argentino tem como grande momento na carreira a conquista da Libertadores 2014, pelo San Lorenzo. Foi titular e um dos destaques da equipe. Inclusive, foram suas atuações nesta campanha que motivaram o São Paulo a pagar US$ 2 milhões por ele em 2016, a pedido de Edgardo Bauza.
Buffarini, no entanto, não se encaixou no Morumbi. Tanto que, neste ano, muitas vezes nem na reserva ficou. Quando foi relacionado, viu o volante Militão atuar improvisado. Em uma partida, mesmo com Militão se lesionando, não foi ele o escolhido para entrar.
Caso busque a contratação, o Inter precisará enfrentar a concorrência do Boca. O clube argentino aposta em Buffarini para o lugar de Gino Peruzzi, que deve ser vendido ao futebol europeu. Jogador vigoroso, de força na marcação e simplicidade no apoio, Buffarini permitiria a Odair Hellmann montar um esquema em que conceda mais liberdade a Uendel e até mesmo Rodrigo Dourado.