A demissão do técnico Guto Ferreira não foi por acaso. Por mais que seja necessária uma mudança na cultura imediatista e de resultado do futebol brasileiro – e eu concordo com esse pensamento –, não havia mais clima para o treinador no vestiário colorado.
Não só pelos fracassos nas últimas três oportunidades de garantir o acesso para a elite do futebol nacional. Mas, sim, por ele não ter conseguido criar alternativas de jogo, tampouco repertório para o time sobrar na Série B.
O acesso está encaminhado para a Série A. Porém, as dúvidas sobre a capacidade de Guto comandar a equipe em uma pré-temporada e, principalmente, na Primeira Divisão geravam debates entre torcedores, diretoria e imprensa.
O futebol apresentado nas últimas rodadas foi muito abaixo do que deveria ser: os inúmeros cruzamentos para a área, as ligações diretas da defesa para o ataque, a pouca inspiração nas criações de jogadas e, por último, o futebol reativo, utilizando o contra-ataque como forma única de jogo mesmo considerando o tamanho do Inter em comparação aos rivais da Série B. Esses são alguns dos erros que Guto Ferreira cometeu na sua trajetória de seis meses no comando do Inter.
O grupo pode ter sido mal montado? Sim. E, de fato, foi. As peças colocadas à disposição de Guto tinham falhas. Inclusive, eram insuficientes para que o Inter propusesse o jogo. Mas é importante destacar que Guto Ferreira não trabalhou nenhuma alternativa sequer para que o time superasse as dificuldades de um jogo em que o adversário anulasse as jogadas ensaiadas pelo Inter e que já estavam manjadas pelos adversários após a boa sequência de vitórias conquistadas pela equipe.
Foi o momento certo? Talvez não. Porém, após três chances de garantir o acesso desperdiçadas pelo Inter, diante do seu torcedor no Beira-Rio, e pelo fato de ver o América-MG assumir a liderança da competição e se garantir na elite do futebol nacional antes do clube gaúcho, não havia outra alternativa se não a mudança de treinador. Com o foco, claro, na temporada do ano que vem, na Série A do futebol brasileiro.