Em julgamento realizado no final da manhã desta quinta-feira (26), o Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) negou o recurso do efeito suspensivo pedido pelo Grêmio, mantendo as penas impostas ao técnico Renato Portaluppi e ao centroavante Diego Costa. Desta forma, ambos não poderão participar do jogo do próximo sábado (28), contra o Botafogo, em Brasília.
Os dois profissionais haviam sido punidos por conta de incidentes ocorridos na derrota para o Bahia, ainda em abril, em partida válida pela 4ª rodada do Brasileirão. Na ocasião, o treinador gremista orientou os jogadores do banco de reservas a se retirarem para o vestiário da Arena Fonte Nova, em discordância com a expulsão do atacante, alegando interferência indevida de um dirigente da Federação Baiana de Futebol (FBF).
Por conta deste comportamento, Renato foi suspenso por quatro partidas. Já Diego Costa pegou dois jogos. Por conta de um efeito suspensivo, a dupla pôde voltar a campo, atuando inclusive na derrota para o Criciúma, nesta quarta (25). Mas, como as penas foram retomadas, ambos terão de cumprir a parte final das penas.
Assim, por cinco votos a quatro, o técnico — que já havia cumprido duas partidas — terá de permanecer afastado nos confrontos com o Botafogo e Fortaleza, no dia 4 de outubro. No caso do centroavante, por unanimidade dos votos, ficou estabelecido dois jogos de punição. Como já cumpriu uma partida de pena automática, ficará apenas mais um jogo suspenso — contra o Botafogo.
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.