Chegou a hora de testar caras novas. Mesmo de olho na tabela do Brasileirão, já que está fora do Z-4 somente pelo saldo de gols, o Grêmio deve dar oportunidades a alguns dos jogadores do grupo na partida contra o Athletico-PR, neste domingo (4). O gramado sintético da equipe paranaense apresenta riscos, por isso Renato Portaluppi não está disposto a expor seus principais atletas.
O técnico gremista deixou claro em sua entrevista coletiva após o empate com o Corinthians que não é fã do gramado artificial. E mesmo sem fazer anúncios definitivos, deixou no ar que fará mudanças para preservar algumas peças da partida na Arena da Baixada.
— É uma grama que, para você torcer o joelho, torcer o tornozelo, ter uma lesão séria, é fatal. Falo para os meus jogadores: vocês precisam se unir, abrir a boca, dar as suas opiniões, que vocês não gostam de jogar em grama sintética, porque é terrível para os jogadores. Daqui a pouco, você contrata um jogador de 15, 20 milhões de euros, vai jogar numa grama sintética, tem uma lesão, fica um ano parado. Grama sintética jamais — disse Renato.
Favoritos para entrar no time
Um dos nomes com maior chance de aproveitamento é o centroavante Matías Arezo. O uruguaio entrou em quatro dos últimos cinco jogos do Grêmio, mas ainda teve poucos minutos dentro de campo.
Outro reforço desta janela de transferências também está cotado para ter oportunidade contra o Athletico-PR. Miguel Monsalve ainda não deixou o banco de reservas desde que foi anunciado como reforço gremista, mas o colombiano tem deixado boa impressão na comissão técnica pelo rendimento nos treinamentos. E como Cristaldo é um dos cotados a ter um descanso na próxima rodada do Brasileirão, a chance é do jovem meia atuar no sintético.
— Estou louco para dar oportunidade para ele (Monsalve). Eles (reforços) chegaram em um momento tumultuado. Precisam conhecer o mínimo do grupo, as características dos companheiros — afirmou Renato.
Braithwaite
Apresentado nesta sexta-feira (2) como reforço, Braithwaite depende da CBF para ter condições legais de fazer sua estreia. Por conta da burocracia para obter permissão de trabalhar no Brasil, o centroavante não está inscrito na Copa do Brasil e não poderá jogar contra o Corinthians na próxima semana. Por isso, e por ter apresentado bom desempenho nos testes físicos, é possível que também seja alternativa para a partida contra o Athletico-PR.
Quem tem escalação certa é Gustavo Nunes. Expulso contra o Corinthians por uma cotovelada em Pedro Henrique nos acréscimos, o jovem deve começar a partida no Paraná.