O técnico Renato Portaluppi começa, na tarde desta quinta-feira (1º), a preparação do time que estará em campo contra o Athletico-PR, domingo (4), pelo Brasileirão. Mesmo com uma situação ainda delicada na competição, o treinador deve preservar boa parte do time titular, pensando na partida contra o Corinthians, na próxima quarta-feira (7), pela Copa do Brasil. O desgaste das viagens, o gramado sintético e os deslocamentos são fatores que pesam para a decisão.
— Meu time está muito bem fisicamente. Domingo, nós tivemos aquele campo embarrado contra o Vasco. O time jogou muito, se desgastou muito, e o grupo não dormiu. Muitos dos jogadores fazem o tratamento dentro do avião. O desgaste é muito grande. Tanto é que, no segundo tempo (contra o Corinthians), eu procurei mexer as peças justamente por isso, para daqui a pouco eu não perder um jogador por lesão muscular, pela sequência de jogos, de viagens. Imagina se não tivesse os voos fretados. Não vêm me criticar um jogador meu que está cansado porque só eu sei o que os meus jogadores estão passando — falou o treinador do Grêmio após o empate com o Corinthians pela Copa do Brasil.
Titular em evolução, Marchesín deve ser mantido para o jogo contra os paranaenses. Os laterais João Pedro e Reinaldo vêm com uma forte sequência de jogos no Brasileirão. O lateral-direito foi titular em 10 dos últimos 11 jogos da equipe no certame. Já o camisa 6 vem numa sequência de 11 jogos como titular no Brasileirão. Fabio e Mayk podem aparecer contra o Athletico-PR.
Geromel entra no rodízio proposto pelo treinador. As situações de Jemerson e Rodrigo Ely são mais tranquilas, mas também podem ganhar descanso no domingo. O zagueiro Kannemann foi preservado na partida desta quarta-feira (31) e deve ser opção no domingo.
O paraguaio Villasanti sofreu uma forte entrada no joelho direito na partida diante do Corinthians e dificilmente será escalado como titular no final de semana. Dodi é opção para o meio-campo. Um dos destaques da equipe, o argentino Cristaldo é outro que pode sentar no banco de reservas. Recentemente, o camisa 10 foi desfalque por conta de uma lesão muscular.
Soteldo é outro que inspira cuidados. O venezuelano também é destaque no ataque da equipe e titular nos últimos seis jogos pelo Brasileirão. Como Gustavo Nunes não estará a disposição para a partida da próxima quarta-feira, por conta do cartão vermelho recebido no empate sem gols com o Corinthians, a tendência é de que seja titular no jogo contra o Athletico-PR.
O Grêmio volta aos treinamentos na tarde desta quinta-feira, no CT Luiz Carvalho. A atividade está marcada para às 15h30. O Tricolor é o 16° colocado, com 18 pontos na classificação do Brasileirão.
Situação dos jogadores do Grêmio no Brasileirão:
- Marchesín - deve ser mantido, mesmo com forte sequência
- João Pedro - Dos últimos 11 jogos, foi titular em 10
- Jemerson - Titular nos últimos dois jogos
- Geromel - Entra no rodízio com Kannemann
- Rodrigo Ely - Titular nos últimos quatro jogos
- Reinaldo - Atuou 90 minutos nas últimas 11 partidas
- Carballo - Não foi utilizado nas duas últimas rodadas
- Villasanti - Sofreu uma forte pancada no joelho direito
- Cristaldo - Recentemente esteve fora por conta de lesão muscular
- Soteldo - Sequência de seis jogos como titular
- Pavon - Foi desfalque em apenas um jogo dos últimos 13