O Grêmio começa a preparar a atualização na lista de inscritos da Libertadores para a fase de oitavas de final da competição. Cinco trocas podem ser promovidas, mas o clube tem oito reforços possíveis buscados nos últimos meses. Com isso, três jogadores devem ser preteridos. Rodrigo Caio é o nome mais cotado a sobrar no atual cenário.
O atleta ainda não se firmou no Tricolor. O longo período de inatividade pesou contra o camisa 30.
Rodrigo Caio ingressou apenas nos instantes finais do empate com o Palmeiras, em 4 de julho, em Caxias do Sul.
Há duas semanas, o defensor sofreu uma pancada num treinamento e desde então não foi mais relacionado. Ele segue em tratamento no Departamento Médico, mas prestes a ser liberado para trabalhos com os companheiros no elenco.
Em paralelo, a comissão técnica começou a utilizar uma formação com três zagueiros. Oportunidades de utilização de Rodrigo Caio que foram desperdiçadas. A tendência é que, em breve, Renato retome a formação com a linha de quatro na defesa. Assim, uma vaga a menos será disponibilizada.
Logo, inscrever um zagueiro é avaliado como algo não tão urgente nesse momento para encarar o Fluminense, em 13 e 20 de agosto, pela Libertadores. O prazo para enviar os nomes à Conmebol é até 9 de agosto, daqui a uma semana.
Dentro do cálculo realizado nos bastidores, Jemerson, Arezo e Braithwaite são apontados como alterações garantidas. As duas últimas vagas serão destinadas aos reforços que consigam colaborar de alguma forma na eliminatória.
Edenilson, pelas escalações mais recentes, tem status de titular e também é considerado polivalente. Assim, ele poderá ganhar o espaço. A quinta vaga deve ser disputada entre Monsalve, Aravena e Rafael Cabral.
Outras três modificações podem ser realizadas em caso de classificação às quartas de final da competição. Em paralelo, a direção segue atenta ao mercado em busca de negócios de ocasião para reforçar o plantel pontualmente.