Martin Braithwaite foi apresentado como novo jogador do Grêmio nesta sexta-feira (2), nas dependências do clube. O primeiro dinamarquês da história do clube veste as três cores em coletiva ao lado do vice Antônio Brum.
— Primeiro muito obrigado ao clube e a torcida, tenho recebido muitas mensagens, estou muito contente por estar aqui. Tenho minha carreira na Europa, mas muita gente não sabe sobre o amor que tenho pelo Brasil, desde pequeno meu pai me fez admirar os jogadores do Brasil, como jogam. Tomei-os como inspiração — disse o atleta.
Na sequência, o atleta ressaltou sua decisão de jogar no futebol brasileiro:
— Muita gente da Europa não entende minha decisão. Foi uma decisão por paixão, e eu senti essa paixão falando com o Antônio. Não estou aqui por férias, estou aqui para ganhar títulos e marcar gols.
Braithwaite ainda falou sobre a enchente que atingiu o Rio Grande do Sul neste ano, e sobre a responsabilidade de tentar dar alegria aos torcedores neste momento em que ainda existe sofrimento devido a tragédia:
— Já sabia de tudo que passaram aí (no RS). Como futebolista, quero poder dar alegria. Sei que há pessoas sofrendo, e por minha parte tenho a obrigação de dar alegria. Falei com Antônio e muita gente de Porto Alegre para entender a situação. Não posso prometer muito, mas vou dar o máximo, sou uma pessoa assim. Estou muito orgulhoso por vestir essa camiseta.
Substituto de Suárez?
O dinamarquês chegou ao Barcelona em 2020 como opção a Luis Suárez e, querendo ou não, terá um papel parecido no Grêmio. Perguntado sobre essa questão, Braithwaite não focou nas comparações:
— Jogador incrível, eu estou aqui como Luis esteve. Somos pessoas diferentes, vou trabalhar duro para ajudar a equipe.
Martin Braithwaite
- Nome: Martin Christensen Braithwaite
- Idade: 33 anos
- Altura: 1m77cm
- Local de nascimento: Esbjerg, Dinamarca
- Clubes que já atuou: Esbjerg-DIN, Toulouse-FRA, Middlesbrough-ING, Bordeaux-FRA, Leganés-ESP, Barcelona-ESP e Espanyol-ESP
O atacante de 33 anos assinou com o Tricolor por duas temporadas, ou seja, até metade de 2026. A expectativa é de que ele possa estrear entre os próximos compromissos do Brasileirão neste mês de agosto.