O adeus na Copa do Brasil deixará marcas no Grêmio. A frustração com a eliminação para o Corinthians é mais um obstáculo a ser superado com a disputa do Brasileirão e a decisão das oitavas de final contra o Fluminense por vir.
No terceiro jogo em 13 dias entre os dois clubes, com três empates, a vantagem para o Corinthians se manifestou nos pênaltis. Detalhes, que como citou Kannemann na saída de campo, fizeram a diferença no confronto.
— Caímos por detalhes, infelizmente eles foram melhores. Mas cabeça erguida, temos Libertadores e Brasileirão. Seguimos em frente — afirmou o defensor.
Em uma entrevista coletiva tensa, com Renato irritado ao responder sobre suas opções táticas e técnicas para a partida, o técnico disse que não fez mais trocas para terminar o jogo com seus melhores batedores de pênalti em campo.
— Os melhores batedores estavam em campo. Se tivesse mudado, não os teria. Monsalve foi muito bem no último jogo. Ele joga na mesma faixa de campo que o Franco Cristaldo. Todos os dias eu vejo eles treinando pênaltis. Sei quem bate. Por isso não fiz as cinco substituições. Deixei os melhores batedores em campo. Quem muito quer nada tem. Agora voltamos para o Brasileirão, que no momento é o objetivo maior — afirmou.
O que faltou para a classificação
Ao ser questionado sobre o que faltou para vencer o Corinthians, que preservou alguns titulares do jogo, o técnico disparou:
— Faltou jogar bem, Foi praticamente o mesmo time que enfrentou o Corinthians em São Paulo. Não há desculpa para o time estar cansado. Agora todo mundo vai falar que não treinamos pênalti, o do porquê não ter substituído. Trabalhamos, fizemos tudo certinho. O que posso dizer é que não estivemos bem. Méritos do Corinthians, que soube nos marcar hoje — projetou.
Depois da entrevista de Renato, Edenilson falou sobre o pênalti perdido. O meio-campista disse que vai falar com o técnico sobre bater pênaltis, mas não fugiu da responsabilidade pelo erro.
— É incompetência. Não tenho muito o que dizer. Só pedir desculpas. treino todos os dias e sempre bate. Tem horas que precisamos rever algumas coisas. E vou fazer isso — disse.
Próximos passos
Sem a Copa do Brasil a partir de agora no calendário, o Grêmio se concentra na disputa do Brasileirão e da Copa Libertadores. Com jogo no sábado (10), contra o Cuiabá na Arena Pantanal, e depois com a Libertadores na próxima terça-feira (13), contra o Fluminense, no Estádio Couto Pereira, Renato pode preservar algumas peças para o jogo deste final de semana.