Renato Portaluppi apostou tudo nas cobranças de pênaltis. Após a eliminação para o Corinthians nas oitavas de final da Copa do Brasil, o treinador deixou claro que optou por manter em campo atletas que, mesmo cansados, seriam os melhores batedores do Grêmio. A estratégia falhou, já que Edenilson, Cristaldo e Pavon desperdiçaram os chutes, e o time paulista venceu por 3 a 1 nas penalidades após o empate sem gols no tempo normal.
— O time não esteve tão bem como nos outros jogos. Em segundo lugar, o time estava descansado. O time não atuou no fim de semana (na vitória sobre o Athletico-PR). Quem atuou foi outra equipe. Eu não poderia tirar alguns jogadores que, mesmo esgotados, são batedores de pênaltis. Aí você vai me falar: mas eles erraram. O Zico errou pênalti na Copa do Mundo. Eles treinam pênaltis todos os dias. Eu faria tudo, tudo, igualzinho como fiz hoje — afirmou o treinador em entrevista coletiva após a partida desta quarta-feira (7), no Couto Pereira, em Curitiba.
O pênalti perdido por Zico e referido por Renato Portaluppi ocorreu nas quartas de final da Copa do Mundo de 1986, no México, na partida entre Brasil e França. O meia e ídolo do Flamengo parou no goleiro Joel Bats, e a Seleção Brasileira acabou eliminada naquele confronto.
No segundo tempo, o técnico Renato Portaluppi desfez o esquema com três zagueiros. Dodi entrou no lugar de Kannemann e Diego Costa ocupou a vaga de Carballo. No final do jogo, João Pedro deu lugar a Edenilson, que entrou justamente para cobrar um dos pênaltis e bateu por cima do gol defendido por Hugo Souza.
— Foi o mesmo time que enfrentou o Corinthians em São Paulo e que foi muito elogiado. O time descanso no fim de semana. Não tem desculpa para estar cansado. Não fiz as substituições justamente por isso. Agora, todo mundo vai falar que o Grêmio não pênalti, porque não substituiu. A gente trabalhou, fez tudo certinho. Criamos algumas situações no primeiro tempo. No segundo tempo, o Corinthians foi melhor que a gente. Foi para os pênaltis e, infelizmente, meus melhores batedores erraram.
O Grêmio está fora da Copa do Brasil depois de dois empates sem gols com o Corinthians, na Arena Itaquera e no Couto Pereira. Na partida inicial, em São Paulo, atuou atuou por cerca de 40 minutos com um jogador a mais após a expulsão de Raniele, mas não conseguiu transformar a vantagem em bola na rede. Na partida de volta, apenas Reinaldo converteu a cobrança tricolor.
Com a eliminação, o Grêmio volta às atenções para o Brasileirão. No sábado (10), às 19h, o Tricolor enfrenta o Cuiabá na Arena Pantanal, pela 22ª rodada do campeonato.