Derrotado nos pênaltis, o Grêmio se despediu da Copa do Brasil. Depois do empate no tempo normal em 0 a 0 no Estádio Couto Pereira, os paulistas levaram a melhor por 3 a 1. Os gaúchos acabaram superados e se despedem do sonho do hexa na competição em 2024.
Renato apostou novamente na formação com três zagueiros e três atacantes para buscar a classificação na Copa do Brasil. Rodrigo Ely, Jemerson e Kannemann, com Carballo e Villasanti de volantes, formaram o sistema defensivo. Reinaldo e João Pedro foram os alas, com Soteldo, Pavon e Cristaldo como trio de ataque. O Corinthians também adotou a mesma estratégia.
Com as duas equipes distribuídas de forma semelhante em campo, o início do confronto foi mais de disputas físicas do que lances de efeito. As marcações das duas equipes começaram a ser vencidas apenas nos últimos 20 minutos da etapa inicial. A primeira chance de gol foi de Soteldo, em cobrança de falta aos 27 minutos. O chute forçou a primeira defesa de Hugo na partida.
O camisa 7 também exigiu outra boa intervenção do goleiro adversário quatro minutos depois. Após boa jogada de João Pedro e Pavon pela direita, Soteldo rececebu o cruzamento na entrada da área e finalizou com perigo. Mas Hugo Souza evitou o gol.
Marchesín também teve de trabalhar na reta final da primeira etapa. O goleiro gremista espalmou um cabeceio de Romero.
O segundo tempo começou com susto para o Grêmio logo no primeiro minuto. Completamente livre na pequena área, Pedro Henrique perdeu um gol após cobrança de escanteio.
Após cobrança de falta, Carballo recebeu na área e bateu por cima do gol do Corinthians. A torcida do Grêmio comemorou quando viu Diego Costa no aquecimento para entrar em campo. Ajoelhado no gramado, o centroavante fez o sinal da cruz e ingressou na vaga de Kannemann após 60 dias de recuperação de uma lesão muscular na coxa esquerda. Dodi também entrou. Carballo saiu paraa o volante.
Mas quem assustou foi o Corinthians. Cacá avançou livre e chutou da entrada da área. Marchesín se esticou todo e salvou. No rebote, Rodrigo Ely salvou. O Corinthians seguiu perigoso, mesmo sem chances claras de marcar.
O empate seguiu, e a decisão foi para os pênaltis. E o Grêmio levou a pior. Reinaldo converteu, mas Edenilson, Cistaldo e Pavon erraram. Romero, André Ramalho e Giovane marcaram para confirmar a classificação paulista.
Copa do Brasil - Oitavas de final (volta) - 7/8/2024
Grêmio (0) 1
Marchesín; Rodrigo Ely, Jemerson e Kannemann (Diego Costa, 18'/2ºT) ; João Pedro (Edenllson, 44'/2ºT), Carballo (Dodi, 18'/2ºT), Villasanti e Reinaldo; Pavon, Cristaldo e Soteldo. Técnico: Renato Portaluppi
Corinthians (0) 3
Hugo Souza; Cacá, Félix Torres e Gustavo Henrique; Matheuzinho, Charles (Matheus Araújo, 30'/2ºT), Ryan (André Ramalho, 37'/2ºT) e Matheus Bidu (Rodrigo Garro, 46'/2ºT); Igor Coronado (Breno Bidon, INT), Pedro Henrique (Giovane, 30'/2ºT) e Romero. Técnico: Ramón Diaz
GOLS: Nos pênaltis, Reinaldo acertou a única cobrança do Grêmio, Edenilson, Cristaldo e Pavon erraram; Romero, Ramalho e Giovane acertaram para o Corinthians.
CARTÕES AMARELOS: Kannemann, Diego Costa (G); Cacá, Charles, Matheuzinho, Gustavo Henrique (C)
ARBITRAGEM: Bruno Arleu (RJ), auxiliado por Bruno Pires (GO) e Thiago Farinha (RJ). VAR: Igor Junio de Oliveira (MG).
PÚBLICO: 29.409 (29.242 pagantes)
RENDA: R$ 1.541.095,00
LOCAL: Estádio Couto Pereira, em Curitiba