Do dia 26 de julho até 11 de agosto, os Jogos Olímpicos de Paris 2024 atraíram a atenção de boa parte do mundo. Mesmo com o maior evento esportivo sendo realizado, o Grêmio, assim como outros times do futebol brasileiro, precisou seguir jogando. Nesse período, o Tricolor conseguiu bons resultados, apesar de uma eliminação dramática nos pênaltis.
Nesse período de 17 dias, o Grêmio anunciou contratação, os novos jogadores estrearam e alguns nomes já corresponderam dentro de campo. Zero Hora separou cinco fatos que ocorreram com o Tricolor durante as Olimpíadas:
1 - Três vitórias no Brasileirão
Foram três jogos disputados pelo Grêmio enquanto os Jogos ocorriam em Paris. Vitórias contra Vasco, Athletico-PR e Cuiabá.
2 - Saída do Z-4
Os triunfos fizeram com que o Tricolor saísse da zona de rebaixamento do Brasileirão após 11 rodadas e se afastasse da Série B. O clube é o 13º colocado, com 24 pontos, e ainda tem dois jogos atrasados. A distância atual para o Z-4 é de três pontos.
3 - Estreia de Monsalve com gol
Uma das contratações antes do começo das Olimpíadas foi o colombiano Miguel Monsalve. Ele fez sua estreia na partida contra o Athletico-PR, com uma atuação de empolgar os torcedores gremistas. Um gol e boa participação nas jogadas ofensivas.
4 - Eliminação na Copa do Brasil para o Corinthians
Se no Brasileirão a situação foi boa, na Copa do Brasil o resultado foi a eliminação para o Corinthians. Dois empates sem gols nos confrontos das oitavas de final e decisão nos pênaltis. O Tricolor teve pior aproveitamento nas cobranças e perdeu por 3 a 1.
5 - Chegada e estreia com gols de Braithwaite
Para superar a eliminação, nada como um motivo para se empolgar. No dia 31 de julho, o Grêmio anunciou a contratação do atacante dinamarquês Martin Braithwaite. Onze dias depois, ele fez a estreia contra o Cuiabá e empolgou ao marcar dois gols e ser bastante participativo no ataque gremista.