Uma nova versão do Grêmio surgiu na semana passada. Depois de apostar na estratégia de um time com três defensores e três jogadores mais próximos no ataque em 2023, Renato Portaluppi voltou a utilizar o esquema. O empate com o Corinthians em 2 a 2, com todas as polêmicas de arbitragem, e a vitória por 1 a 0 sobre o Vasco no último domingo mostraram que a ideia é capaz de produzir bons resultados.
Renato foi perguntado após a vitória sobre o Vasco da alternativa tática escolhida para encarar os últimos dois jogos do Brasileirão. O técnico não fez promessas sobre a manutenção ou não do esquema para o futuro. O que foi comemorado na entrevista foi o aumento de alternativas com o retorno de alguns jogadores do departamento médico, como Cristaldo, e as estreias dos reforços que vieram nas últimas janelas como Jemerson e Arezo.
— Quanto ao nosso esquema, apesar do pouco tempo que temos treinado, eu procuro fazer com que eles entendam e tem dado certo. São jogadores inteligentes e que se acostumaram bem ao novo esquema. Falei que poderia a reinventar o Grêmio quando tivesse outras opções. Temos treinado outros sistemas por que não podemos ter só planos A e B — explicou.
Comentarista do SporTV na vitória do Grêmio sobre o Vasco, Danny Morais viu pontos positivos na estratégia adotada por Renato. Mas o ex-zagueiro citou que as condições ruins do gramado também contribuíram para a partida ter um ritmo diferente do esperado.
— Foi um jogo muito atípico, nenhum dos times conseguiu criar, mas gostei do sistema. Jemerson entrou muito bem na sobra, fazendo coberturas. Rodrigo Ely cresceu muito nessa posição. Ganhou muitos duelos. Um jogo de muita bola aérea e imposição física — analisou Danny.
A mudança tática não trouxe apenas benefícios defensivos. O crescimento do rendimento de Soteldo também foi uma das boas novidades que a alteração tática proporcionou ao Grêmio.
— Acho que a grande diferença é que o Soteldo e o Pavon ficam com menos responsabilidade de marcação, ficam mais livres e a gente conseguiu ver o desequilíbrio que o Soteldo fez no jogo, criando as situações de um contra um — disse Danny Morais.
Time para o jogo de ida da Copa do Brasil
O próximo compromisso do Grêmio será nesta quarta-feira (31), novamente contra o Corinthians, mas agora em partida válida pelas oitavas de final da Copa do Brasil. A tendência é de que alguns jogadores mais desgastados possam ser preservados se acusarem problemas físicos, como o caso de Kannemann. Geromel é opção. Gustavo Martins é outra peça que poderá ter minutos na defesa.
Carballo viajou para São Paulo e também será alternativa. Quem fica de fora ainda, mesmo com condições legais de atuar, é o atacante Aravena. O chileno permanecerá em Porto Alegre.