Depois de 11 rodadas, o Grêmio respira fora do Z-4. Na noite deste domingo (28), o Tricolor venceu o Vasco por 1 a 0 na Arená Condá, em Chapecó. Soteldo marcou o único gol da partida. Em um gramado embarrado, debaixo de muita chuva, o time de Renato Portaluppi soube competir e se adaptar às condições para somar três pontos fundamentais na luta contra o rebaixamento. Agora, com as oitavas de final da Copa do Brasil por vir, o Grêmio chegou aos 18 pontos e termina a 20ª rodada em 16º lugar.
Renato resolveu dar sequência à ideia tática utilizada contra o Corinthians. O técnico voltou a escalar o Grêmio com um trio de defensores e três atacantes, com Cristaldo novamente improvisado ao lado de Pavon e Soteldo. Dodi e Villasanti atuaram juntos no meio de campo.
Mas foi a chuva que encharcou o gramado da Arena Condá que ditou a dinâmica da partida. As poças de água impediam que a bola rolasse normalmente no campo.
O Grêmio se adaptou melhor às condições do gramado e usou duas armas para ameaçar o gol do Vasco. As jogadas pela direita com Soteldo e lançamentos longos para a área da equipe carioca.
A primeira chance saiu de uma combinação dessas estratégias. Após bola longa lançada por Kannemann. Pavon ganhou no corpo de Lucas Piton e cruzou para a área. Soteldo finalizou por cima do gol e perdeu a chance aos 13 minutos. Dois minutos depois, uma falha do Vasco quase terminou em gol do Tricolor. Após cobrança de falta de Cristaldo, Léo Jardim deu um soco e acertou a bola em Maicon. O lance acabou em escanteio para o Grêmio.
A torcida gremista que lotou a Arena Condá quase gritou gol antes dos 20 minutos. Depois de um bate e rebata na área do Vasco, a bola sobrou para Cristaldo finalizar. Maicon desviou e a bola passou pertinho da trave.
O único susto proporcionado pelo Vasco saiu aos 41 minutos. Vegetti recebeu cruzamento e cabeceou a bola na trave. A melhor chance da primeira etapa aconteceu aos 45 minutos. Soteldo entortou seus marcadores e lançou na área. Cristaldo parou em Maicon na primeira finalização. Na segunda, o camisa 10 acertou um voleio e Léo Jardim desviou para a a linha de fundo.
Segundo tempo
O segundo tempo começou com o mesmo roteiro da primeira etapa. O Grêmio seguiu perigoso com Soteldo em lances pela direita. Aos dois minutos, o venezuelano invadiu a área e encontrou Pavon no meio da área. A finalização passou ao lado do gol de Léo Jardim.
Depois de tanta insistência sem sucesso como garçom, o camisa 7 resolveu sozinho. Em um contra-ataque, Pavon ganhou do primeiro marcador e lançou para o companheiro. Soteldo entrou na área marcado por dois, mas chutou entre eles e acertou o canto de Léo Jardim para abrir o placar aos 11.
Melhor adaptado ao campo, o Grêmio seguiu com o jogo sob controle. O Vasco ameaçava esporadicamente em chutes e cruzamentos de muito longe da área. Para renovar o fôlego do ataque, Renato trocou Pavon por Gustavo Nunes. Vegetti e Villasanti, contra o próprio gol, assustaram Marchesín em cabeceios na área. Arezo foi chamado para entrar no lugar de Cristaldo, muito cansado.
Completamente encharcados e sujos de barro, os jogadores do Grêmio mostraram o tipo de entrega esperado de um time na luta contra o Z-4. Agora, com o time fora da zona do rebaixamento, a semana permite sonhar com um pouco mais de dedicação para a disputa da Copa do Brasil. Um reencontro nesta quarta-feira (31) com o Corinthians, em São Paulo, depois dos episódios de bronca com a arbitragem do jogo que antecedeu a partida deste domingo.
Brasileirão – 20ª rodada – 28/7/2024
Grêmio (1)
Marchesín; Rodrigo Ely, Jemerson Kannemann; João Pedro (Fabio, 48'/2ºT), Villasanti (Pepê, 48'/2ºT), Dodi (Natã, 48'/2ºT), Reinaldo; Pavon (Gustavo Nunes, 26'/2º), Cristaldo (Arezo, 37'/2ºT) e Soteldo. Técnico: Renato Portaluppi
Vasco (0)
Léo Jardim; Paulo Henrique (Puma Rodríguez, 42'/2ºT), Maicon (GB, 25'/2ºT), Léo e Lucas Piton (Leandrinho, 25'/2ºT); Hugo Moura, Mateus Carvalho, Emerson Rodríguez (Rojas, INT), Coutinho (Payet, INT) e David; Vegetti. Técnico: Rafael Paiva
- GOLS: Soteldo (G), aos 11min do 2º tempo
- CARTÕES AMARELOS: Pavon, Dodi, Kannemann (G); Mateus Carvalho, Lucas Piton, David, Rojas (V)
- ARBITRAGEM: Paulo César Zanovelli (Fifa-MG), auxiliado por Victor Imazu dos Santos e Celso Luiz da Silva. VAR: Rodrigo Guarizo do Amaral (Fifa-SP)
- PÚBLICO: 17.621 pessoas
- RENDA: R$ 1.505.434
- LOCAL: Arena Condá, em Chapecó
Próximo jogo
Quarta-feira, 31/7 – 21h30min
Corinthians x Grêmio
Arena Corinthians – Copa do Brasil (oitavas de final)