Apesar da expectativa gerada, Martin Braithwaite não deverá estar à disposição do Grêmio nas oitavas de final da Copa do Brasil. Por conta da dificuldade para ser regularizado junto à CBF, o centroavante não ficaria de fora somente do jogo desta quarta-feira (31) contra o Corinthians, em São Paulo, como, também, não poderia ser utilizado no confronto de volta, na próxima semana, provavelmente em Curitiba.
Para poder atuar no torneio nacional, o dinamarquês precisa ter o nome divulgado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF até esta terça (30). Caso não ocorra neste prazo, seria necessário o Tricolor avançar às quartas de final para que uma nova janela de inscrições seja aberta.
O clube já anunciou o acordo com o ex-atacante do Espanyol, que está treinando no CT Luiz Carvalho, em Porto Alegre, mas ainda não oficializou a contratação. A maior dificuldade da diretoria gremista se dá pela burocracia que envolve a retirada do visto de trabalho. Situação semelhante foi vivida há dois anos na vinda de Elkeson. Brasileiro de nascença, mas naturalizado chinês, o atleta levou quase um mês para reunir toda documentação exigida até estrear na Série B.
Além de todo este trâmite, também há a questão do limite de estrangeiros imposto para competições nacionais. Com a chegada de Carballo à concentração em Guarulhos, aguardada para a noite desta segunda-feira (29), todas as vagas estarão preenchidas. Já estão com a delegação o goleiro Marchesín, o zagueiro Kannemann, o volante Villasanti, os meias Cristaldo e Monsalve, e os atacantes Soteldo, Pavón e Arezo.
Esta situação, aliás, também fará com que o jovem atacante chileno Aravena, recém contratado junto à Universidade Católica, seja deixado de fora da partida com o Corinthians. Porém, ao contrário de Braithwaite, ele já está regularizado.