A ligação entre os atacantes Martin Braithwaite e Luis Suárez vai muito além do Grêmio. Os dois jogaram juntos no Barcelona e o dinamarquês assumiu a camisa 9 do uruguaio, após sua saída do clube catalão.
Braithwaite chegou ao Barça em fevereiro de 2020, depois de uma boa temporada pelo Leganés. Ele sabia que não teria muitas oportunidades, visto que o titular era Suárez.
No entanto, o uruguaio se sentiu desprezado com a falta de interesse do Barcelona em renovar seu contrato. Com isso, o atacante fechou com o Atlético de Madrid e deixou o clube catalão em junho de 2020, após seis anos na equipe.
Para substituí-lo no ataque, o Barça contava com Braithwaite, mas tinha o interesse em contratar o holandês Memphis Depay. A camisa 9 estava reservada para ele, porém, a contratação não foi fechada naquele momento. Sendo assim, o dinamarquês assumiu o número de Suárez, que havia sido de Ronaldo e Ibrahimovic anteriormente, por exemplo.
Desmentiu que queria a 10 de Messi
Uma das especulações para Braithwaite assumir a camisa 9 do Barcelona foi por ganhar um presente de desculpas da diretoria do clube. Pelo que se falou à época, houve uma confusão envolvendo a principal numeração: a camisa 10 de Messi.
O argentino ainda estava no elenco, mas havia um impasse sobre sua permanência. Com isso, surgiu um boato de que o dinamarquês pediu o número caso Messi deixasse o clube. Contudo, o atacante fez questão de desmentir a notícia que já rodava o mundo todo.
— O que as pessoas pensam? É claro que eu não pedi ao clube o número de Messi — disse Braithwaite ao jornal dinamarquês BT.
No fim das contas, o argentino seguiu mais uma temporada, e o atacante que foi anunciado na segunda-feira (22) pelo Grêmio trocou a 19 que usava pela 9 de Suárez.