O retorno do Grêmio aos jogos após os 29 dias de afastamento por conta da tragédia climática teve uma atração especial. A goleada de 4 a 0 sobre o The Strongest marcou o recomeço de Felipe Carballo no clube. O uruguaio de 27 anos, afastado desde o fim de 2023 para tratar dores no púbis, fez sua estreia na temporada. Uma atuação que recebeu elogios de Luis Suárez, ex-companheiro e amigo pessoal do jogador, e dá esperanças de dias melhores do volante no clube.
Carballo foi uma das principais contrações do clube para 2023. Enquanto Suárez e Cristaldo brilharam no ano passado, o volante acabou ofuscado. As dores do púbis foram apontadas como justificativa para o rendimento irregular. A dificuldade em repetir o desempenho dos dias do Nacional-URU também teve como explicação a demora do jogador a se adaptar ao Brasil e aos rigores do calendário das equipes do País.
Depois de uma cirurgia em dezembro do ano passado, para tratar uma hérnia inguinal, o atleta tinha retorno esperado para fevereiro, o que não ocorreu. As dores no púbis persistiram e a volta aos gramados levou muito mais tempo do que o previsto. E incluiu uma ida novamente ao Uruguai para fazer um período de recuperação perto de família e amigos.
Quando tudo caminhava bem, e o jogador já treinava no campo no CT Luiz Carvalho, veio a enchente na região do CT Luiz Carvalho e em Eldorado do Sul. Lá, no condomínio onde mora, Carballo foi um dos muitos resgatados.
– Na casa do Pavon, com o que tínhamos de comida, passamos duas noites. Quando o barco nos pegou, fomos com outros colegas e as famílias para Porto Alegre, onde um outro colega nos recebeu – explicou o meio-campista, em entrevista recente para a Rádio Sport 890, do Uruguai.
Os 22 minutos de Carballo em campo contra o The Strongest foi um fato comemorado no clube. O resultado de um trabalho que envolveu toda as áreas do Departamento de Ciência, Saúde e Performance.
– Acredito que todo processo foi importante. Do comprometimento do atleta, sua vontade de retornar superando esse obstáculo que é comum a jogadores de futebol. De nossa equipe de fisioterapia, que conseguiu supervisionar e construir esse trabalho com ele mesmo à distância. Só tenho a exaltar o staff do clube por esse empenho e resultado – comentou Rafael Barleze, coordenador do departamento.
Agora que está novamente pronto fisicamente, Carballo ganhou importância no grupo. O volante é uma das alternativas de Renato Portaluppi para substituir Villasanti, convocado para defender a seleção paraguaia em amistosos e na Copa América. Mas também com a maratona de jogos que vem pela frente, é opção para cumprir uma função mais adiantado. Um teste que poderá ser observado neste sábado, às 16h, contra o Bragantino.
Uma nova oportunidade para o uruguaio mostrar que veio ao Grêmio para fazer a diferença.