Antigo meia e adaptado há alguns anos como volante, Pepê começa a ganhar destaque no Grêmio por seu papel defensivo. Ele é o primeiro colocado, entre os atletas do elenco, em número de desarmes e também tem bons números em interceptações e bolas recuperadas.
Segundo o Sofascore, site especializado em estatísticas, em 2024 Pepê fez 29 desarmes. Pepê também lidera nos índices de acerto de passes, com 88%, e em faltas sofridas, com 63. O camisa 23 está na terceira colocação na comparação interna do clube nos quesitos bolas recuperadas e interceptações, respectivamente, com 126 e 26. A nota pela temporada aplicada pelo sistema ao jogador é 6.94.
Revelado pelo Flamengo e contratado junto ao Cuiabá para a temporada de 2023, o jogador é titular absoluto do técnico Renato Portaluppi, mesmo com a concorrência de Villasanti e Carballo. Enfrentou algumas lesões musculares, principalmente no ano passado, quando somou apenas 32 jogos, sendo 29 como titular, reserva em apenas três ocasiões, ingressando nas partidas no decorrer dos confrontos.
Agora, em 2024, mesmo tendo superado um edema na coxa esquerda, ele já soma 21 aparições.
Pepê ainda não foi utilizado no Brasileirão pela lesão e também por preservações realizadas pela comissão técnica projetando a formação para os duelos da Libertadores e Copa do Brasil. O primeiro jogo dele na competição deverá ser nesta quinta-feira (13), às 20h, contra o Flamengo, no Maracanã.