A confirmação da lesão de Diego Costa obrigará o Grêmio a ter substitutos temporários até a chegada de um reforço, previsto para julho, e a recuperação do titular. O prazo de recuperação prevê uma parada entre 60 e 90 dias. Logo, o técnico Renato Portaluppi tem alternativas para substituição nos próximos 30 dias, no mínimo.
Até o final de julho, JP Galvão poderá ser o titular. Mas o camisa 11 não deverá ter o contrato de empréstimo renovado junto ao Fenerbahçe-TUR e uma brecha se abrirá na equipe.
Desta forma, Renato poderá colocar na função Nathan Fernandes ou Galdino de forma improvisada. Ambos já treinaram e foram testados em alguns jogos. No sub-20, o jovem foi um dos artilheiros do Brasileirão de 2023 atuando como uma espécie de “falso 9”. Nos profissionais, ele foi colocado em poucos minutos durante o Estadual, sem grande destaque.
Outra possibilidade é a volta de André Henrique. O atacante está em fase final de recuperação de lesão multiligamentar no tornozelo direito, mas sem prazo concreto de utilização novamente. Ele será reavaliado para futuro aproveitamento.
As definições de Renato se darão nos treinos no Rio de Janeiro e, depois, na sede que o clube adotará na próxima semana para encarar o Fortaleza e disputar o Gre-Nal. Entretanto, o número de jogos pode chegar a nove sem um “dono da posição” efetivo, já que a janela de transferências se abrirá em 10 de julho.