Grêmio e Arena superaram nesta semana as divergências envolvendo o pagamento do seguro contra enchente e firmaram um acordo que irá agilizar a volta do time ao estádio. Pelo novo contrato, cujos termos Zero Hora teve acesso, o valor será repassado integralmente à gestora, mas o clube receberá relatórios sobre o andamento das obras e dos gastos.
Essa espécie de meio-termo foi acordada após surgir a possibilidade do estádio gremista ficar indisponível no mínimo até meados de 2025, devido a um imbróglio jurídico. Isto porque, por desconfiar que a Arena Porto-Alegrense pudesse destinar parte do valor do seguro a outras finalidades que não os reparos no estádio, o Grêmio solicitou à Justiça que a quantia fosse depositada em uma conta conjunta, acompanhada pelas duas partes.
Foi para evitar todo esse tempo longe de Porto Alegre, enquanto o caso tramitasse na Justiça, que o Grêmio voltou atrás e aceitou que o valor fosse depositado na conta da Arena, desde que a gestora se comprometesse a comprovar de forma detalhada cada gasto e a desse explicações semanais sobre a recuperação do complexo.
Conforme apurado por Zero Hora, de agora em diante todas as informações repassadas pela seguradora à Arena serão encaminhadas também ao Grêmio. As novidades sobre o que está sendo feito, por sua vez, serão discutidas em reuniões semanais. Por fim, o clube receberá comprovantes de todos os pagamentos feitos pela seguradora e das compras de novos equipamentos
De acordo com o que foi estipulado em contrato, a seguradora Zurich irá indenizar a Arena apenas na quantia correspondente aos gastos necessários para a recuperação do local, podendo chegar ao limite contratado na apólice, de pouco mais de R$ 70 milhões. Contudo, a gestora acredita que o valor total será bem inferior a isso.
O ponto que mais desperta atenção é a compra dos transformadores, uma vez que a subestação de energia que alimenta o complexo foi totalmente inundada e sofreu prejuízos importantes na enchente. Já o gramado e a estrutura da Arena em si, como vestiários e arquibancadas, devem estar prontos já ao final de julho.
A liberação do estádio dependerá sobretudo da agilidade na entrega dos transformadores. Porém, nos bastidores, há muito otimismo e acredita-se que o Grêmio jogará contra o Fluminense pelas oitavas de final da Libertadores na Arena, em 13 de agosto. Há ainda quem ache ser possível o Tricolor voltar para a casa ainda em julho.