O Grêmio tem mistérios na escalação para o clássico Gre-Nal 442 na defesa, no meio-campo e no ataque. Entretanto, os favoritos previamente para assumir os lugares disponíveis já existem: Geromel e Kannemann na zaga, e João Pedro Galvão como referência no setor ofensivo. No meio-campo, para o lugar de Pepê, que foi expulso na partida contra o Fortaleza, Renato Portaluppi deverá optar por Carballo em detrimento a Edenilson.
O uruguaio, que se recuperou de uma cirurgia de hérnia e também tratou um quadro de pubalgia durante os primeiros meses de 2024, participou de todos os jogos desde a retomada do calendário, interrompidos em virtude da enchente no Rio Grande do Sul. São sete jogos consecutivos.
Ele foi titular em dois duelos no período: contra o Bragantino, no Couto Pereira, e também diante do Botafogo, em Cariacica, no último final de semana. Nos demais, ele ingressou em duas ocasiões diretamente na vaga de Pepê.
Outro motivo apontado nos bastidores é a função tática de Carballo em campo. Ele é visto como um segundo volante que pode eventualmente atuar mais adiantado ou recuado. O critério é o adotado para Pepê.
Edenilson, por exemplo, volante de origem, tem sido utilizado como meia pelo lado direito. A comissão técnica vê ele como alternativa para Pavón ou para Cristaldo mais centralizado.
A formação será encaminhada em treinamento fechado, no CT do Coritiba, no começo da tarde desta sexta-feira (21). Depois, o clube apresentará os seus dois novos reforços: os zagueiros Jemerson e Rodrigo Caio. Apenas o segundo ficará à disposição para o Gre-Nal no banco de reservas, já que o defensor que estava no Atlético-MG depende da reabertura da janela de transferências em 10 de julho.