Se faltava carinho, acolhimento e a força do seu torcedor nas viagens pelo Brasil, o Grêmio encontrou o ingrediente para fugir da crise em Caxias do Sul. O calor dos gremistas no Estádio Centenário fez a diferença para o Tricolor vencer o Fluminense por 1 a 0 na tarde gelada deste domingo (30). Apoiado do primeiro ao último minuto, o time gaúcho contou com o gol de Gustavo Nunes para vencer novamente após sete rodadas. Agora, com 10 pontos e dois jogos a menos, o Grêmio ainda segue no Z-4, mas pode deixar a zona de rebaixamento na próxima rodada.
O ambiente que o Grêmio encontrou no Centenário foi majoritariamente de apoio. Foi possível ouvir algumas vaias tímidas e xingamentos durante o aquecimento e a entrada da equipe no campo para o jogo, mas as palmas e gritos de incentivos foram muito mais fortes antes da bola rolar. A bronca ficou toda centrada em um velho conhecido: Douglas Costa. O ex-meia gremista é quem ouviu as frustrações dos gremistas enquanto realizava as atividades com seus companheiros de Fluminense.
A cirurgia na escalação do ataque feita por Renato ficou clara apenas após o início do jogo. Cristaldo é quem jogou mais adiantado, como se fosse o centroavante, com Edenilson centralizado como meia. Pavon ficou aberto no lado direito, com Gustavo Nunes pela esquerda.
A estratégia de Renato ajudou a criar confusão na marcação da equipe carioca. A troca de posições no ataque rendeu algumas oportunidades de finalização, principalmente em infiltrações de Pavon.
Em uma dessas chances, o argentino recebeu de Cristaldo e arriscou uma jogada individual. O chute passou por cima do gol, aos 25 minutos de partida.
A única chance do primeiro tempo do Fluminense foi com Terans, aos 37. O atacante sofreu falta quase no limite da área. Na cobrança, Marchesín defendeu o chute e evitou o gol do adversário. Nos acréscimos, Fábio é quem trabalhou. Pavon pegou o rebote de um escanteio e arriscou o chute. O goleiro saltou e evitou que a bola entrasse no ângulo. Satisfeitos com o rendimento do time, os gremistas aplaudiram a equipe na ida para os vestiários.
O recomeço de segundo tempo não foi apenas de temperatura caindo. O futebol das duas equipes também baixou de qualidade. Até que uma combinação pelo lado direito do Grêmio fez a torcida se aquecer. Pavon rolou para João Pedro, nas costas de Diogo Barbosa. O cruzamento encontrou o pé de Gustavo Nunes, que viu seu chute estufar as redes de Fábio aos 15 minutos. O jovem correu todo o campo para dar um abraço em Renato na comemoração.
Renato resolveu mandar jogadores com mais fôlego acampo. Sacou Edenilson e Pepê para as entradas de Carballo e Galdino. O Fluminense também mudou. Principalmente na postura. Antes menos preocupado em ver a bolar rolar, a equipe carioca tentava ser agressiva após sofrer o gol. Preocupado em proteger a defesa, Renato fez outras duas mexidas. Colocou Nathan Fernandes no lugar de Pavon para o contra-ataque e tirou Cristaldo, com Du Queiroz como opção para aumentar o número de marcadores em campo. O Fluminense ajudou nessa proposta. Lucumí, que já tinha amarelo, levou o segundo por puxar Gustavo Nunes e deixou o Tricolor em vantagem numérica.
Mesmo sem o melhor futebol, o Grêmio terminou o final de semana com seu objetivo principal alcançado. Antes de receber o Palmeiras na próxima quinta-feira novamente no Estádio Centenário, encerrou a sequência sem vencer. Um alívio para quem desejar se afastar de vez do Z-4.
FICHA TÉCNICA
Brasileirão
13ª rodada — 30/6/2024
Grêmio (1)
Marchesín; João Pedro, Geromel, Rodrigo Ely e Reinaldo; Dodi (Natã, 48'/2ºT), Pepê (Galdino, 23'/2ºT), Pavon (Nathan Fernandes, 38'/2ºT), Edenilson (Carballo, 23'/2ºT) e Gustavo Nunes; Cristaldo (Du Queiroz, 38'/2ºT). Técnico: Renato Portaluppi
Fluminense (0)
Fábio; Samuel Xavier, Marlon (Kauã Elias, 36'/2ºT), Antonio Carlos e Marcelo (Diogo Barbosa, 32'/2ºT); Thiago Santos, Martinelli e Gabriel Pires (Ganso, 24'/2ºT) ; David Terans (Jan Lucumí, INT), Keno e Germán Cano (John Kennedy, 24'/2ºT). Técnico: Marcão (Interino)
- GOL: Gustavo Nunes (G), aos 15min do 2º tempo
- CARTÕES AMARELOS: Geromel, Dodi (G); Cano (F)
- CARTÃO VERMELHO: Lucumí (F)
- ARBITRAGEM: Paulo Cesar Zanovelli, auxiliado por Guilherme Dias Camilo e Fernanda Antunes. VAR: Igor Benevenuto de Oliveira (quarteto Fifa-MG)
- PÚBLICO: 8.639 (8.549 pagantes)
- RENDA: R$ 552.648,00
- LOCAL: Estádio Centenário, em Caxias do Sul
Próximo jogo
Quinta-feira, 4/7 — 19h
Grêmio x Palmeiras
Estádio Centenário — Brasileirão (14ª rodada)