Com a derrota no sábado (1º), o Grêmio encerrou a 7ª rodada do Brasileirão no 12º lugar, com seis pontos e na zona de classificação para a Sul-Americana do próximo ano. Apesar do revés, o Tricolor manteve sua posição na tabela, tendo a mesma pontuação que Vasco, Juventude e Fluminense. A equipe de Renato Portaluppi está a um ponto da zona do rebaixamento e a seis do G-6.
Vale lembrar que o Grêmio, assim como Inter e Juventude, tem duas partidas atrasadas. Após a derrota por 2 a 0 para o Bragantino, o Tricolor volta a atuar pelo Brasileirão no dia 13, quando encara o líder Flamengo, no Maracanã.
Antes disso, o time de Renato Portaluppi volta suas atenções para a Libertadores. O Grêmio depende só de si para conseguir uma vaga para as oitavas de final da competição continental. O primeiro confronto decisivo é terça-feira (4), contra o Huachipato, em Talcahuano (Chile).
Depois, no sábado (8), o Tricolor recebe o já eliminado Estudiantes, no Couto Pereira. Nesta segunda-feira (3), a Conmebol realiza o sorteio das oitavas de final da Libertadores.