O recuo das águas do Guaíba nos últimos dias revelou estragos no Centro de Treinamento (CT) do Grêmio, na zona norte de Porto Alegre. Com a estrutura de vestiário e academia bem acima do nível do solo, o maior prejuízo a ser enfrentado pela direção será no gramado.
Desde o início da enchente, o local permaneceu inundado. Quem esteve no CT Luiz Carvalho observou um aspecto de "queimado" no campo. No fim de semana, já era possível caminhar sobre a grama, situação impensável há pouco mais de uma semana, quando o acesso só ocorria por barco.
Equipamentos chegaram a ser retirados enquanto a água estava alta. O alagamento ficou a, aproximadamente, 10 centímetros de entrar nos ambientes fechados, a exemplo do almoxarifado.
Seguranças permaneceram trabalhando no CT. A guarita situada na área frontal, contudo, acabou tomada pela enchente, com danos na geladeira, televisão e móveis.
Barreiras utilizadas em treinamentos e bancos chegaram a ser carregados pela água na área do CT e ficaram cobertos de sujeira, assim como placas que rodeiam o campo. Funcionários contaram que a água cobriu as rodas dos ônibus do Grêmio, estacionado no local. Existe a chance de o veículo ter sofrido avarias no motor por conta da cheia.
GZH questionou o clube se já há diagnóstico de qual trabalho será feito para recuperar o gramado do CT Luiz Carvalho. Não houve retorno até a publicação desta reportagem.