A dupla Gre-Nal uniu cores e símbolos para ajudar milhares de pessoas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Os dois clubes lançaram, nesta terça-feira (21), a campanha Jogando Junto – Pela Reconstrução do RS. O ato ocorreu em coletiva de imprensa no Centro Administrativo de Contingência do Governo Estadual, em Porto Alegre. O objetivo é estimular as doações de empresas.
Inter e Grêmio cederão espaços em suas propriedades comerciais para companhias que doem dinheiro, abram linhas de crédito, destine materiais ou bonifiquem produtos para famílias e pequenos comerciantes das regiões afetadas pelos efeitos da chuva. Conforme os clubes, as empresas que aderirem ao projeto terão as marcas expostas nos uniformes e nos espaços digitais de Inter e Grêmio.
Resultado da junção de azul e vermelho, a cor roxa vai dominar a campanha, assim como uma logomarca que simboliza um aperto de mãos entre os dois rivais. Esses elementos poderão ser utilizados nas embalagens dos produtos envolvidos no projeto.
— A causa nesse momento é muito maior do que o futebol. Estamos falando de construir uma rede de parceiros e contribuir com a vida de milhares de Gaúchos, numa reconstrução que vai exigir um grande esforço coletivo — afirma o presidente do Grêmio, Alberto Guerra.
Patrocinadores de outros clubes, além da dupla Gre-Nal, terão espaço na iniciativa. As propriedades de mídia dos times gaúchos serão disponibilizadas a quem se interessar.
— Devemos usar a nossa força como clube para ajudar. Essa é a importância desse projeto, usar a força da rivalidade Gre-Nal para o bem, para auxiliar, para reconstruir o nosso Rio Grande do Sul. Por isso, fazemos um apelo às grandes empresas e outros clubes do país que joguem junto e ajudem o estado a se reerguer — comenta o presidente do Inter, Alessandro Barcellos.
Parcerias garantidas
Mais de R$ 28 milhões estão garantidos na largada da campanha. Parcerias foram fechadas com empresas como a CMPC que vai investir na reconstrução de estradas e no auxílio a fornecedores; Eliane Revestimentos, que vai doar revestimentos para 5 mil residências; Ipiranga, através do Instituto Ultra, que vai auxiliar na reconstrução de escolas e postos parceiros; Prato Fino, com doação de alimentos e kits de inverno; Socios.com, com destinação de recursos, além de empresas da Associação Brasileira da Criptoeconomia, WAP, Atlas Eletrodomésticos e AWS, que também têm iniciativas solidárias.
A operacionalização dos donativos e produtos do Jogando Junto será feita pelas empresas participantes diretamente para iniciativas privadas e/ou públicas da sua escolha. A Central Única das Favelas (Cufa) é a organização chancelada pelo Jogando Junto para organizar doações de marcas que não tenham ainda escolhido um alvo para as doações. Será também através do pix da entidade que serão recebidas doações de pessoas físicas que queiram participar do projeto.
Outras informações de como doar, seja através de pessoa física ou jurídica, estão disponíveis no site www.jogandojunto.com.