Apesar das dificuldades logísticas impostas pela enchente, o Grêmio avançou na busca por reforços para a zaga. A direção convenceu o Atlético-MG a reduzir a pedida e apresentou uma nova proposta por Jemerson, 31 anos. Além disso, o Tricolor tem negociações em andamento com Rodrigo Caio, 30 anos, que está sem clube. O desejo dos dois atletas em atuar no Tricolor contribui para um desfecho positivo das negociações.
O principal obstáculo gremista no mercado é a situação financeira do clube, agravada pela enchente. Ainda assim, o departamento de futebol pretende fazer um esforço para reforçar a zaga, que é uma carência do elenco desde o início do ano. A ideia é priorizar nomes que venham sem custos ou com custo baixo.
O caso de Jemerson em tese seria o mais difícil. Abalado pelos prejuízos impostos pelas inundações da Arena, do CT Luiz Carvalho e dos CTs da base e das Escolinhas, o Tricolor não teria condições hoje de repetir a oferta de R$ 8 milhões que foi apresentada no início do ano e recusada pelo Atlético-MG.
Porém, nesta semana, o Galo concordou em baixar a pedida de forma significativa. Primeiro porque Jemerson tem contrato apenas até 31 de dezembro e, em julho, já poderá assinar um pré-contrato com outro clube, saindo de graça ao final do ano. Além disso, ao contrário da janela de verão, o clube mineiro agora tem tempo para encontrar um substituto para o zagueiro e inclusive já mira Junior Alonso, do Krasnodar-RUS.
Os valores ainda não foram divulgados, mas, nos últimos dias, o Grêmio apresentou uma proposta próxima da nova pedida do Atlético-MG por Jemerson. O contrato longo, o salário e o projeto apresentado pela direção gremista seduziram o zagueiro a defender a camisa tricolor. Nos bastidores do Tricolor, há otimismo em relação ao negócio.
Já Rodrigo Caio está sem clube e treinando por conta própria, dependendo apenas de acerto de salários para fechar com o Grêmio. Apesar do histórico de lesoes, o atleta é um pedido do técnico Renato Portaluppi, que trabalhou com o jogador no Flamengo e inclusive confirmou a existência da negociação em entrevista nesta segunda (20) ao Sportv.
— Já trabalhei com ele. É um cara que joga muito. O Rodrigo Caio teve problema no joelho, mas já está treinando por conta própria. Estamos conversando. Ele joga muito e, com certeza, vai acrescentar muito. Não vai jogar todos os jogos, se vier. Mas é de alto nível. Conversei com ele por 40 minutos para saber a condição e se ele queria jogar no Grêmio. Não deveria nem falar, mas ele não vai dificultar agora, eu gosto muito dele — confirmou o treinador.
Além dos zagueiros, o Grêmio busca desde o início do ano um novo centroavante de peso para ser alternativa a Diego Costa. Contudo, em função da enchente e das dificuldades financeiras, o clube mais uma vez terá que recorrer à criatividade.