Após desembarcar em São Paulo, o técnico Renato Portaluppi deu início a uma nova etapa dos trabalhos do Grêmio realizados no CT do Corinthians. Nos próximos treinos, o treinador começará a esboçar o time para o jogo contra o The Strongest, no dia 29 de maio, pela Libertadores. Por isso, nesta quinta (23), o Tricolor terá um jogo-treino na capital paulista contra a Portuguesa.
O jogo-treino será disputado no CT da Lusa, situado ao lado do CT Corinthians, na zona leste de São Paulo, local que vem sendo a base tricolor neste período em que o clube ficou "desalojado", em função das inundações na Arena e no CT Luiz Carvalho.
Após três dias de trabalhos intensos em dois turnos entre sexta (17) e domingo (19), comandados pelo preparador físico Mário Pereira, os jogadores sentiram desgaste, em virtude das duas semanas que ficaram sem atividades devido às enchentes. Por isso, nesta semana, os treinos passaram a ter apenas um turno. O objetivo é descansar os atletas e deixá-los em condições de ter uma boa performance diante da Portuguesa.
Provável escalação gremista
Recuperado de lesão muscular, o lateral Reinaldo é o principal reforço de Renato para a retomada. O treinador poderá contar também com o zagueiro Gustavo Martins, curado de um problema muscular que sentiu no último jogo gremista, o empate por 0 a 0 com o Operário-PR, no dia 30 de abril, pela Copa do Brasil. O garoto disputa posição com Rodrigo Ely.
Uma incógnita é Villasanti. Liberado para resolver assuntos particulares, o atleta ainda não se apresentou em São Paulo e a sua utilização dependerá da reação aos primeiros treinos, assim que desembarcar. Por conta disso, no jogo-treino contra a Portuguesa, Dodi deve receber uma oportunidade.
As principais dúvidas, porém, estão no ataque. A questão física irá pesar na definição dos nomes, talvez mais que o aspecto técnico. Na ponta esquerda, Gustavo Nunes e Soteldo brigam por uma vaga. Outra alternativa seria a utilização dos dois juntos nas duas pontas. Caso contrário, Galdino e Edenilson seriam as alternativas para o lado direito. O fato é que quem estiver melhor fisicamente, tem mais chances de começar.
- Projeção de escalação : Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely (Gustavo Martins), Kannemann e Reinaldo; Villasanti (Dodi), Pepê e Cristaldo; Galdino (Edenilson), Diego Costa e Gustavo Nunes.
A comissão técnica manifesta muita preocupação com a defasagem física da equipe em função do longo tempo parado devido à enchente e avalia que está será a principal dificuldade tricolor nos primeiros jogos da retomada.