Com o adiamento do jogo contra o Criciúma, pelo Brasileirão, o Grêmio voltará a campo apenas na próxima quarta-feira (8), às 20h, para encarar o Huachipato, pela Libertadores. O time chileno, que derrotou o Tricolor na Arena, só conquistou uma vitória desde aquele confronto disputado em 9 de abril, em Porto Alegre.
O Huachipato disputou cinco jogos desde então. Apenas um foi pela Libertadores, o empate sem gols com o The Strongest, no Chile. Ainda que não tenha sido o esperado em sua casa, o resultado serviu para a equipe garantir a liderança isolada do Grupo C.
Outros quatro jogos foram pelo Campeonato Chileno. A única vitória aconteceu sobre o Deportes Iquique, o vice-líder da competição, em 21 de abril, por 2 a 1. Diante do líder Universidad de Chile, porém, o Huachipato sofreu uma goleada de 4 a 0, no domingo (28). O jogo ficou marcado por uma ameaça de bomba no estádio, que parou a partida por mais de uma hora durante o intervalo. O adversário do Grêmio ainda empatou com O'Higgins e levou 2 a 0 do Palestino no torneio local.
Líder do grupo na Libertadores, o Huachipato é apenas o 12º colocado no Campeonato Chileno. A equipe soma 12 pontos, metade da Universidad Católica.
Enquanto o Grêmio terá o fim de semana livre por conta do adiamento do jogo com o Criciúma, o Huachipato entrará em campo neste sábado (3). A equipe irá receber o o Coquimbo Unido, fora de casa.
O técnico Javier Sanguinetti não sabe ainda se poderá contar com o atacante Mario Briceño, que deixou a derrota para a La U lesionado. Por outro lado, o volante Claudio Sepúlveda, que foi desfalque na Arena, está de volta. O meia Brayan Palmezano, que sofreu uma fratura no cotovelo, foi ausência na Arena e segue fora dos gramados.
Huachipato desde que enfrentou o Grêmio
- 5 jogos
- 1 vitória
- 2 empates
- 2 derrotas
Os jogos
Campeonato Chileno
- Empate em 0 a 0 com O'Higgins
- Derrota por 2 a 0 para o Palestino
- Vitória de 2 a 1 sobre o Iquique
- Derrota por 4 a 0 para a Universidad Católica