A sequência de jogos do Grêmio por Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores está cobrando seu preço. Mas o alerta de desgaste físico não chega sozinho. Acompanhado dele, algumas lesões musculares, como a do zagueiro Gustavo Martins, que deve ser confirmada nesta quinta-feira (2), quando o elenco se reapresentar no CT Luiz Carvalho.
— Agora é torcer para que ninguém mais machuque. Tenho feito rodízio, tenho poupado, e os jogadores estão machucados. O Carioca (apelido do zagueiro) jogou quantas partidas? É o 13º jogo dele no ano. No último, já o poupei porque estava sentindo a perna. Mandamos fazer exame na Bahia e não deu nada. Aí hoje (terça), deu estiramento na outra perna. O que a gente vai fazer? A gente não pode adivinhar. E ele é um garoto — desabafou o técnico Renato Portaluppi na entrevista coletiva ainda em Ponta Grossa.
Substituído no decorrer do empate em 0 a 0 com o Operário-PR, o jovem defensor de 21 anos será submetido a um exame de ressonância magnética para saber a gravidade do problema e o tempo de parada. Caso se confirme, será o oitavo jogador entregue aos cuidados do departamento médico.
É bem verdade que alguns componentes desta lista já participam de treinamentos com bola e estão prestes a retornar aos jogos. É o caso do lateral-esquerdo Reinaldo, que tem sido preparado para reforçar o time diante do Huachipato, no Chile, pela Libertadores.
Como não há divulgação oficial de um prazo para os retornos, a projeção é feita com base em lesões anteriores sofridas por outros atletas do elenco ou em informações extraoficiais obtidas pela reportagem de GZH.
As lesões e a previsão de retorno dos jogadores do Grêmio:
Gustavo Martins
- Lesão: Suspeita de lesão na coxa esquerda.
- Projeção de retorno: Realizará exame para saber a gravidade e o tempo de parada.
Geromel
- Lesão: fratura no antebraço esquerdo no fim de abril.
- Projeção de retorno: em meados de julho.
Reinaldo
- Lesão: estiramento do ligamento cruzado anterior e também a ruptura parcial do ligamento colateral-lateral do joelho direito no início de março.
- Projeção de retorno: em meados de maio.
Mayk
- Lesão: grau 2 na coxa esquerda no início de abril.
- Projeção de retorno: a partir do início de junho.
Mila
- Lesão: rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho direito, em 10 de outubro do ano passado.
- Projeção de retorno: a partir de junho.
Jhonata Robert
- Lesão: aa "alça de balde" do menisco medial do joelho esquerdo, com cirurgia realizada em fevereiro.
- Projeção de retorno: a partir de junho.
Pavon
- Lesão: muscular de grau 2b na coxa esquerda em meados de abril.
- Projeção de retorno: em meados de maio.
André Henrique
- Lesão: entorse com lesão multiligamentar no tornozelo direito no fim de março.
- Projeção de retorno: a partir de julho.