Três goleiros foram utilizados nas últimas três partidas do Grêmio na temporada. Marchesín na Libertadores, Rafael Cabral no Brasileirão e Caíque na Copa do Brasil. Revezamento que evidenciou a dúvida de Renato Portaluppi sobre quem é o dono da posição. O técnico, inclusive, confirmou que a vaga ainda está em aberto.
Por esta razão, GZH perguntou aos seus colunistas Luciano Périco, Gustavo Manhago, José Alberto Andrade e Cesar Cidade Dias: quem deve ser o goleiro do titular do Grêmio e por quê?
Entre as respostas, a única unanimidade é que Caíque não deve ser o titular. Dos quatro colunistas consultados, dois escolheram Marchesín e outros dois optaram por Rafael Cabral.
No entanto, é importante ponderar que o ex-goleiro do Cruzeiro não poderá atuar na Copa do Brasil e somente estará à disposição de Renato na Libertadores se o Grêmio avançar às oitavas de final.
Luciano Périco
- Marchesín
"Renato precisa definir um goleiro titular. O rodízio acaba não dando confiança para ninguém, não é a melhor solução. Vejo Marchesín como a melhor opção para assumir a posição. A experiência dele faz toda a diferença, principalmente nos jogos de Libertadores. O argentino vinha com uma boa sequência até ficar de fora da partida contra o Bahia, quando jogou Rafael Cabral. Caíque não comprometeu contra o Operário, mas, a partir do duelo com o Criciúma, Marche deve reassumir o lugar no time."
Gustavo Manhago
- Marchesín
"O argentino começou a ter sequência, e o Grêmio passou três jogos sem levar gols. Ganhando mais oportunidades, tende a ter mais confiança."
José Alberto Andrade
- Rafael Cabral
"Mesmo que a amostragem seja pequena, a falta de segurança passada por Marchesín e Caíque se mostra suficiente para colocar o ex-jogador do Cruzeiro na equipe principal. Sem poder jogar na Libertadores e na Copa do Brasil, ele cria até a possibilidade de Renato fazer um rodízio em que cada goleiro jogue de titular em uma competição. Rafael Cabral tem mais técnica, segurança nas defesas e melhor experiência recente. Ele só saiu de seu antigo clube por impaciência da torcida em função de falhas que acontecem com todos."
Cesar Cidade Dias
- Rafael Cabral
"A dificuldade para o Grêmio encontrar um goleiro não começou agora, foi na despedida do Marcelo Grohe. Se busca opções, elas se mostram insuficientes, e é feita uma nova procura. O goleiro titular do momento é o Rafael Cabral. Não por sua confirmação, mas pela insegurança do Caíque e pelo fracasso, até o momento, da contratação de Marchesín."