O Grêmio prepara várias medidas para se sentir "em casa" em Curitiba, cidade escolhida como a base tricolor pelos próximos 15 dias. Para ter mais opções de treino, o clube reservou dois CTs na capital paranaense. Além disso, a direção faz um forte trabalho de mobilização junto aos consulados de diversos estados do país para garantir um bom público no estádio Couto Pereira nos jogos contra The Strongest-BOL, Bragantino e Estudiantes.
A delegação tricolor ficará hospedada na região central de Curitiba e, prioritariamente, treinará no CT Bayard Osna, do Coritiba, situado em Colombo, cidade vizinha. Porém, caso haja algum conflito com a agenda do Coxa, o Grêmio também já tem alinhado com o Athletico-PR a liberação para utilizar o CT do Caju, no sul da cidade.
Conforme avaliação do departamento de futebol, os dois CTs têm boa estrutura e atendem às necessidades do time gaúcho. Além disso, ambos os locais são situados a cerca de 15 quilômetros — com deslocamentos de aproximadamente meia hora em ambos os casos.
Além disso, a direção faz um trabalho forte de mobilização junto aos consulados de diversos estados e inclusive com torcedores dos times paranaenses para que apoiem o Grêmio no Couto Pereira.
— A mobilização esta muito grande. Muitos ônibus sairão aqui do Rio Grande do Sul e de pelo menos outros cinco estados. A mobilização da torcida e dos consulados é evidente. A gente percebe que o torcedor abraçou a casa. E o torcedor local, de Coritiba e do Athletico já demonstrou apoio o Tricolor. Está todo mundo condoído com o que aconteceu no Rio Grande do Sul. Acredito que teremos um bom público para o jogo de quarta — projeta o vice-presidente do Conselho de Administração do Grêmio, José Carlos Duarte.
O dirigente inclusive enviou um áudio para os consulados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, conclamando os gremistas a irem ao Couto Pereira apoiar o Tricolor.
"Torcedor gremista de fora do RS, você que está em dúvida de ir ao Couto Pereira: é a tua hora, o Grêmio te convoca. Tu vais representar os gremistas que estarão aqui no Rio Grande do Sul, muitos deles ilhados e flagelados. Gente que perdeu tudo, perdeu casa, carro e até familiares, mas não perdeu a paixão pelo Tricolor. Tu vais representar essa gente, tu que vais gritar mais alto e tu que vais ter que apoiar o nosso time. O Grêmio te convoca, o Grêmio conta contigo. É a tua hora", disse Duarte na mensagem enviada aos torcedores.
Conforme apurado por GZH, a mobilização das comunidades de Santa Catarina e do Paraná vem sendo maior para o jogo do dia 8, contra o Estudiantes, que será em um sábado. Porém, a direção vem alertando aos consulados e aos torcedores dessas regiões que, para a partida contra os argentinos ser decisiva, o Grêmio precisa vencer o The Strongest. E para isso, o Tricolor precisa se sentir em casa no Couto Pereira.