As últimas partidas do Grêmio na temporada podem ter causado uma dúvida na cabeça do técnico Renato Portaluppi para o restante de 2024. Villasanti é titular e comanda o meio de campo do Tricolor, mas para jogar ao seu lado ainda não existe uma certeza. Lesões, bons e maus desempenhos e características diferentes colocam três jogadores como concorrentes para a vaga.
Pepê é considerado o titular na posição. Pelo menos neste ano ele foi o que mais começou jogando, com 15 partidas iniciadas e apenas uma saindo do banco de reservas. O volante de 26 anos entrega uma boa marcação e deixa Villasanti ter mais liberdade para ajudar na criação ofensiva. Apesar de não ter gols ou assistências na temporada, Pepê teve uma média 6,3 bolas recuperadas por jogo no Gauchão.
O camisa 23, entretanto, sofre com problemas físicos e foi desfalque do Tricolor nos últimos três jogos. Dessa forma, ele abriu competição na posição. Um dos concorrentes é Du Queiroz, que chegou durante o Estadual e com expectativa de contribuir bastante no Grêmio.
Foram 12 partidas disputadas, mas a maioria saindo do banco de reservas. No entanto, a ausência de Pepê fez com que ele ganhasse duas oportunidades importantes. Du Queiroz foi titular contra o Huachipato na Libertadores e na estreia do Brasileirão contra o Vasco. O desempenho não foi digno de elogios e o Grêmio saiu derrotados de ambas as partidas. Ele acaba sendo um volante que também gosta de participar da fase ofensiva e disputa espaço com Villasanti em determinados momentos.
Ainda sem Pepê na última partida contra o Athletico-PR, Renato Portaluppi decidiu dar uma oportunidade para Dodi. O volante de 28 anos já fez 16 jogos na temporada, mas a grande maioria foi saindo do banco. Entretanto, na quarta-feira (17), ele foi titular e conseguiu ter uma boa atuação, digna de elogios do treinador.
— O Dodi hoje foi um dos três melhores jogadores em campo. Ele não entrou por entrar, e sim por fazer parte do grupo do Grêmio, faço rodízio de jogadores para colocar sangue novo e ele tem treinado bem. Eu tenho total confiança nele. Precisamos de vitalidade e nós temos com ele — disse após a vitória contra a equipe paranaense.
Dodi teve bom desempenho diante do Furacão, com seis bolas recuperadas, mesmo número que obteve na outra chance que teve entre os titulares — diante do The Strongest, na Bolívia. O camisa 17 fica mais na defesa, ajuda na saída de bola e dá mais liberdade para Villasanti participar da fase ofensiva.
Enquanto Pepê se recupera da lesão, Renato deve dar mais oportunidades para Dodi começar jogando. Mas, pela quantidade alta de partidas, o treinador não deve esquecer Du Queiroz, visto que o jogador de 24 anos tem potencial e já mostrou por outros clubes que pode ajudar na temporada gremista.