A quinta-feira (18) será importante para o Grêmio avançar significativamente na contratação do volante Edenilson. O jogador segue se recuperando de uma lesão no cotovelo esquerdo e, por conta disso, não ficou à disposição no empate do Atlético-MG com o Criciúma. A situação de Jemerson, no entanto, poderá não apresentar um desfecho feliz para o Tricolor.
O Grêmio fez uma proposta milionária para tentar fechar com o zagueiro de 31 anos. A oferta foi de US$ 1,5 milhão (R$7,85 milhões), mas a tendência é de que o Galo não aceite uma transferência do zagueiro que tem vínculo até dezembro com o clube mineiro. Assim como Edenilson, Jemerson também foi desfalque do técnico Gabriel Milito na partida contra o Criciúma. Ainda na manhã desta quinta-feira, o Grêmio deve receber as respostas dos mineiros envolvendo essas duas negociações.
— Converso com os dirigentes, a gente troca bastante ideias. Não é só o Grêmio, mas é difícil encontrar jogadores de qualidade. Quando um clube se interessa, os valores vão lá em cima. Não vou falar para você se é verdade ou mentira, só falo quando tiver assinado o contrato. Se eu começar a falar de jogadores que nem assinaram, eles vão estar pedindo mais — comentou o técnico Renato Portaluppi sobre as especulações envolvendo reforços buscados pelo Grêmio.
A data limite para o clube fechar contratações nesta janela doméstica de abril é a sexta-feira (19). Após este prazo, os clubes só poderão realizar novas contratações com a reabertura da janela de transferências em julho. Os dirigentes gremistas buscam dois zagueiros, um volante e ainda mais um centroavante para sequência da temporada.