Depois de dias de turbulência, que teve início com a derrota da semana passada para o Huachipato e passou por um revés em São Januário, veio a resposta do Grêmio. Em sua estreia no Brasileirão na Arena, em partida válida pela segunda rodada, o Tricolor bateu o Athletico-PR por 2 a 0 e somou seus primeiros pontos na competição. Mais do que o resultado, a noite de quarta-feira (17) acalmou a torcida com uma boa atuação contra um adversário que vinha de oito vitórias consecutivas.
Além dos três pontos, a atuação do Grêmio rendeu elogios de Renato Portaluppi. Em sua entrevista coletiva após a partida, o técnico minimizou as dificuldades enfrentadas nas ultimas partidas.
— Vocês colocam como se fosse um momento turbulento. O momento é ótimo. Dez dias atrás, fomos hepta. Perdemos um jogo que não podíamos na Libertadores. Aí, da noite para o diam parece que o Grêmio é o (Manchester) City, que não pode perder. Não temos um plantel para sermos campeões do mundo. Os tropeços acontecerão. Peço calma ao torcedor — disse Renato.
Questionado sobre as cobranças que ele fez em suas últimas entrevistas, Renato defendeu o grupo de jogadores.
— Ninguém extrapolou (em questões extracampo). Se fizer isso lá fora, a fila anda aqui dentro. Defendo meu grupo sempre. O desgaste é grande. Se tiver exagerando lá fora, vou cobrar. Mas não vi nada demais. Mas não quero um time de santos. Isso não me serve — afirmou.
Novidade da noite, e um dos protagonistas da vitória, Dodi comemorou seu aniversário de 28 anos em campo. O volante agradeceu a oportunidade recebida pelo técnico.
— Vinha me preparando para quando a oportunidade aparecesse – disse o jogador na saída de campo.
Outra troca de Renato para a partida, Gustavo Martins valorizou o resultado e o fato do Grêmio ter terminado a noite sem ser vazado. Algo que não aconteceu nos últimos quatro jogos.
— O mais importante é sair com a vitória. Sair sem sofrer gols para coroar o resultado — comentou Gustavo, que deve ter sequência como titular.
O Grêmio espera confirmar ainda hoje alguma novidade para reforçar o grupo. Uma das negociações em andamento é o meio-campista Edenilson. O volante de 34 anos negocia sua liberação junto ao Atlético-MG e poderá ser inscrito para as disputas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.
Agora, com o ambiente mais leve, o Grêmio terá tempo para se preparar para os dois próximos jogos. Sábado, novamente na Arena, recebe o Cuiabá, pela terceira rodada do Brasileirão. Mas o compromisso mais importante no horizonte é a partida da próxima terça-feira (23), na Argentina, contra o Estudiantes de La Plata, pela terceira rodada do Grupo C da Copa Libertadores. Um confronto que provavelmente decidirá o destino gremista na competição mais importante do continente.