![André Ávila / Agencia RBS André Ávila / Agencia RBS](https://www.rbsdirect.com.br/filestore/8/0/0/0/5/9/4_f05ede55f0c8afc/4950008_242e6e877a4db9e.jpg?w=700)
O Grêmio colocou fim à sequência de derrotas depois do título gaúcho e venceu o Athletico-PR por 2 a 0, na Arena, na noite desta quarta-feira (17). O triunfo conquistado com gols de Cristaldo e Soteldo deu os três primeiros pontos para o Tricolor no Brasileirão. GZH aponta três motivos que explicam a vitória gremista.
Consistência defensiva
O primeiro passo para a vitória gremista foi dado pela consistência defensiva da equipe. Renato Portaluppi fez três mudanças na linha de defesa em relação ao time que começou contra o Vasco. Fabio entrou no lugar de João Pedro na lateral, enquanto Geromel e Gustavo Martins formaram a dupla de zaga — Gustavo Martins havia entrado em São Januário após Kannemann sofrer uma batida na cabeça no começo do primeiro tempo.
A defesa gremista funcionou ao longo do jogo. O Athletico-PR teve apenas quatro finalização nos 90 minutos, sendo que nenhuma delas foi na meta defendida por Marchesín. Todos esses chutes foram no primeiro tempo. Ou seja, já em vantagem no segundo, o Grêmio não permitiu nenhuma finalização ao Furacão.
Estabilidade dada por Dodi
Outra medida de Renato Portaluppi que surtiu efeito foi a entrada de Dodi no meio-campo. O volante foi peça determinante para dar equilíbrio ao time, tanto na parte defensiva quanto na ofensiva. Dodi foi o jogador que mais ganhou duelos na partida, um total de seis. Ele fez ainda dois desarmes. Ofensivamente, Dodi apareceu bem. Foi dele o passe para Pavon dar a assistência para Cristaldo abrir o placar.
Efetividade
A vitória do Grêmio foi marcada também pela efetividade. O Tricolor melhorou seu percentual de acerto nas finalizações. Na estreia contra o Vasco, o time finalizou nove vezes, mas acertou apenas duas no alvo (44,4% de acerto). Na derrota para o Huachipato, pela Libertadores, havia sido ainda pior, com apenas quatro chutes no alvo em 21 tentativas (19%). Nesta quarta-feira, o Tricolor conseguiu acertar metade dos seus chutes no alvo. Foram 14 finalizações gremistas, sendo que sete delas certas.