O zagueiro Kannemann foi substituído logo no início do jogo entre Vasco x Grêmio, neste domingo (14), após choque na cabeça, e se tornou o primeiro jogador do Brasileirão a sair de campo por concussão — o que permite uma troca extra para as duas equipes no decorrer da partida. O argentino caiu no gramado aos 9min, tentou se levantar, mas não conseguiu se manter no duelo, e a nova regra precisou ser utilizada já na primeira rodada.
A novidade faz parte do protocolo da competição que autoriza uma sexta substituição quando um atleta precisa deixar o duelo por uma lesão cerebral. Ou seja, no São Januário, Renato Portaluppi ainda teria as outras cinco trocas, além das três paradas, mais o intervalo. O adversário também tem o direito concedido.
A cada jogo, será permitido apenas uma troca por time em caso deste tipo de lesão. A CBF aprovou a nova regra para as Séries A e B, divisões que contam com a presença de VAR em todos os confrontos.
Outra novidade no Brasileirão foi o anúncio da decisão do juiz após consultar o árbitro de vídeo. Em um lance de possível pênalti de Gustavo Martins sobre Rossi, Flávio Rodrigues de Souza informou a todo o estádio sobre a não marcação da penalidade e que o atacante seria amarelado por simulação. O mesmo aconteceu no final do primeiro tempo, após um possível toque de braço de Lucas Piton dentro da área de ataque gremista.