Principal jogador do Grêmio na largada do ano, Soteldo sofreu uma lesão muscular na coxa direita no final da janeiro e viu, nos meses seguintes, o ataque se firmar sem sua presença. O quarteto formado por Pavon, Cristaldo, Gustavo Nunes e Diego Costa tem tido bom desempenho e coloca em dúvida o retorno do venezuelano à titularidade.
No período em que Soteldo esteve no DM, o jovem Gustavo Nunes tomou conta do lado esquerdo do ataque. Com apenas 18 anos, o garoto assumiu a responsabilidade e não saiu mais do time titular. A outra opção seria entrar centralizado, mas Cristaldo voltou a ter boas atuações e soma cinco gols em 2024.
Pensando nisso, GZH perguntou aos colunistas Cesar Cidade Dias, Diogo Olivier, Leonardo Oliveira e Maurício Saraiva: quando estiver em condições físicas de começar uma partida, Soteldo é titular do Grêmio? Caso sim, ele entraria no lugar de quem? Confira as respostas.
Cesar Cidade Dias, torcedor do Grêmio e colunista de GZH
"O Grêmio precisa valorizar os seus ativos. Ou seja, dar cada vez mais espaço para Nathan Fernandes e Gustavo Nunes. Com isso, então, Soteldo, quando estiver 100%, pode ser uma boa opção no banco de reservas. Já que o venezuelano é um jogador emprestado ao Grêmio, o Tricolor tem de priorizar aquilo que é de fato seu, principalmente suas grandes promessas: Gustavo Nunes e Nathan Fernandes."
Diogo Olivier, comentarista do Grupo RBS e colunista de GZH
"Soteldo é titular. Veio para isso. Estava muito bem até se lesionar. Gustavo Nunes entrou e tomou o lugar no time na bola, com fartura de méritos, mas, diante das carências técnicas do Grêmio, caberá a Renato encontrar espaço para ambos sem prejudicar a parte coletiva. A primeira ideia, anunciada pelo próprio Renato, foi Soteldo por dentro, no lugar de um Cristaldo que, àquela altura, estava mal. Soteldo já atou como meia-central.
A outra, e Renato já deu sinais de que a cogita, é tirar Pavon e passar Gustavinho para a direita, deixando o lado esquerdo para Soteldo. Fez quase isso contra o Caxias, no Centenário, no segundo tempo, só que com Nathan Fernandes na esquerda. É uma experiência válida. Se Gustavinho mantiver o padrão, está resolvido. Ou, no mínimo, cria-se mais uma alternativa para compor o ataque."
Leonardo Oliveira, comentarista do Grupo RBS e colunista de GZH
"Neste momento, a chance de Soteldo entrar no time seria por dentro, jogando mais centralizado, onde está Cristaldo. A ascensão de Gustavo Nunes, sustentada mesmo com a elevação do nível de exigência, torna difícil sua saída do time. Assim, Soteldo disputará vaga com Cristaldo, que retomou o bom nível a partir das quartas de final do Gauchão. Portanto, nesta arrancada do Brasileirão e da Libertadores, caberá ao venezuelano melhorar sua forma técnica, readquirir ritmo e esperar."
Maurício Saraiva, comentarista do Grupo RBS e colunista de GZH
"No contexto do Grêmio, mesmo que esteja 100%, Soteldo espera no banco ou passa a disputar lugar com Cristaldo. Renato pode tentar adapta-lo ao lado direito para não mexer em Gustavo Nunes. Neste caso, o venezuelano disputaria lugar com Pavon. É a famigerada 'boa dor de cabeça' para o treinador gremista."