As polêmicas envolvendo a arbitragem na primeira rodada do Brasileirão levaram a CBF a tomar medidas para acalmar os clubes. Conforme o colunista do portal UOL Rodrigo Mattos três árbitros foram afastados dos próximos jogos pela entidade, entre eles Flávio Rodrigues de Souza, que apitou Vasco x Grêmio. Além dele, também passarão por um período de "reciclagem" André Luiz Skettino, que apitou Atlético-GO x Flamengo, e Yuri Elino da Cruz, que comandou a partida entre Corinthians x Atlético-MG.
De acordo com a publicação, o trio ficará de fora da escala da arbitragem do campeonato por período indeterminado. Eles teriam sido cobrados, inclusive, pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, que se reuniu com o presidente da comissão de arbitragem, Wilson Seneme, e decidiu pelo afastamento.
A CBF ainda não se manifestou sobre a decisão. Mas, conforme o portal UOL, Ednaldo teria cobrado a revelação de novos nomes no apito, que estejam mais adaptados às novas tecnologias e práticas da profissão.
Os possíveis erros da arbitragem
Vasco x Grêmio
Flávio Rodrigues de Souza teria deixado de marcar dois pênaltis no jogo. Um deles teria sido a favor do Grêmio, em mão de Lucas Piton. O lance gerou repercussão nacional e uma reclamação efusiva do vice-presidente do Grêmio Antonio Brum. Já o outro pênalti teria sido a favor do Vasco, em falta de Rodrigo Ely dentro da área.
Flamengo x Atlético-GO
André Luiz Bento deixou de expulsar Alejo em entrada com a sola do pé no peito de Ayrton Lucas, alega o Flamengo. Além disso, o clube goiano reclama do pênalti dado para o Flamengo no final do jogo, quando o cotovelo de Manguito atinge Bruno Henrique.
Corinthians x Atlético-MG
Yuri Elino da Cruz não expulsou Fagner após uma entrada no meio da perna de Zaracho, o que gerou protesto do Galo. O treinador do Corinthians, António Oliveira, também reclamou da arbitragem.