Depois do retorno do time reserva a Porto Alegre após a derrota na altitude de La Paz para o The Strongest, na estreia da Libertadores, o Grêmio se mobiliza para a final do Gauchão, contra o Juventude, às 16h30min deste sábado (6), na Arena. Para tentar a conquista do heptcampeonato gaúcho, o Tricolor tomou três medidas para aumentar o foco na decisão.
A primeira ação realizada pela comissão técnica é antecipar o regime de concentração. Em grandes jogos, o técnico Renato Portaluppi determina um período maior para que o grupo fique no hotel, a fim de controlar o sono, a alimentação e as conversas sobre a partida.
Geralmente, o prazo é de uma noite antes dos jogos. Contra o Juventude, a escolha foi por dois dias, já a partir da noite desta quinta-feira (4).
A segunda novidade é pouco usual. Todos os jogadores aptos a jogar se apresentam em uma hotel na zona norte de Porto Alegre para colaborar com o ambiente de decisão. A medida também vale para quem sobrará do banco de reservas, já que apenas 23 podem assinar a súmula do confronto.
A terceira ação é tentar recuperar os lesionados pontualmente para o duelo. Na quarta-feira (3), os zagueiros Geromel e Bruno Uvini e o lateral-esquerdo Cuiabano treinaram com os demais companheiros. O trio será reavaliado para verificar as condições para, no mínimo, ficarem como alternativas para a final.
São dois treinos previstos até a partida, ambos no turno da manhã. O time está encaminhado com Caíque; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Mayk; Villasanti e Pepê; Pavon, Cristaldo e Gustavo Nunes; Diego Costa.