No próximo sábado (6), o Grêmio jogará mais uma decisão na Arena. Depois de empatar em 0 a 0 o jogo de ida em Caxias do Sul, o Tricolor enfrentará o Juventude, às 16h30min, para brigar pela sétima taça de Estadual consecutiva. Esta será a 11ª final realizada na casa gremista, inaugurada em 2012.
O retrospecto, até o momento, não poderia ser melhor. Foram 10 títulos conquistados, sendo cinco Estaduais, três Recopas Gaúchas, uma Copa do Brasil e uma Recopa Sul-Americana.
Copa do Brasil 2016 (Grêmio 1x1 Atlético-MG)
A primeira decisão foi em 2016, quando o Tricolor quebrou um jejum de 15 anos sem títulos e venceu a Copa do Brasil pela quinta vez. Na ocasião, o Tricolor havia conquistado a vantagem, fora de casa, ao bater o Atlético-MG por 3 a 1 no Mineirão.
Quando veio para Porto Alegre, a equipe comandada por Renato Portaluppi abriu o placar com Miller Bolaños e tomou o empate em um gol do meio de campo de Cazares. Mesmo assim, o Grêmio se sagrou campeão naquele que seria o primeiro título da nova casa.
Recopa Sul-Americana 2018 (Grêmio (5) 0x0 (4) Independiente)
Dois anos depois, o Tricolor viu sua primeira decisão de pênaltis na nova casa. Pela Recopa Sul-Americana, o time de Renato Portaluppi bateu o Independiente-ARG e ficou com o título da competição. Depois do 1 a 1 na Argentina, o Grêmio empatou novamente, em 0 a 0, e levou a disputa para as penalidades, onde venceu por 5 a 4.
Recopa Gaúcha 2019 (Grêmio 6x0 Avenida)
A primeira final de 2019 foi válida pela Recopa Gaúcha, encontro entre o campeão do Gauchão de 2018 (Grêmio) com o vencedor da Copa FGF (Avenida). Vitória para o Tricolor após fazer 6 a 0 em cima do time de Santa Cruz do Sul. Luan, duas vezes, Everton, duas vezes, Leonardo Gomes e Felipe Vizeu fizeram os gols gremistas.
Gauchão 2019 (Grêmio (3) 0x0 (2) Inter)
Depois de dois 0 a 0, mais uma disputa de pênaltis. E, novamente, o Tricolor levou a melhor, superando o rival por 3 a 2. Camilo, Cuesta e Nico López erraram para o Inter. Diego Tardelli, Matheus Henrique e André converteram para o Tricolor, garantindo o título estadual.
Gauchão 2020 (Grêmio 1x2 Caxias)
Depois de vencer o Caxias, no Centenário, por 2 a 0, o Grêmio acabou sendo derrotado na partida de volta, por 2 a 1, mas mesmo assim garantiu o tricampeonato do Gauchão. Diego Souza marcou para o Tricolor. Laércio e Bruninho viraram para o time da Serra.
Gauchão 2021 (Grêmio 1x1 Inter)
Mais uma decisão em Gre-Nal. Depois de vencer por 2 a 1 na ida, no Beira-Rio, o empate em 1 a 1 foi o suficiente para o tetracampeonato estadual. Sob o comando de Tiago Nunes, o Tricolor abriu o placar com Ferreira. Dourado deixou tudo igual para o adversário.
Recopa Gaúcha 2021 (Grêmio 3x0 Santa Cruz)
Mesmo com um time alternativo, mesclando reservas e jovens da base, o Grêmio aplicou 3 a 0 no Santa Cruz e ficou com a taça. Guilherme Azevedo, Léo Pereira e Jhonata Robert anotaram os gols que garantiram o bicampeonato.
Gauchão 2022 (Grêmio 2x1 Ypiranga)
A hegemonia estadual foi mantida com uma vitória de 2 a 1 sobre o Ypiranga. Diante de 43 mil torcedores, Bruno Alves e Rodrigues marcaram para o Tricolor. Erick Farias descontou. Além de ser o quinto título estadual seguido, a conquistou foi importante para o Roger Machado, sendo a primeira taça obtida como treinador no clube onde foi multicampeão como jogador.
Recopa Gaúcha 2023 (Grêmio 4x1 São Luiz)
O tricampeonato veio com um toque especial. Foi a estreia de Suárez com a camisa gremista. O uruguaio marcou três vezes no primeiro tempo e comandou a festa dos 49 mil torcedores na Arena. Bitello completou a goleada, enquanto Paulinho Santos diminuiu.
Gauchão 2023 (Grêmio 1x0 Caxias)
Pela terceira vez na história, o time gremista alcançou seis títulos seguidos do Gauchão. Depois de empatar em 1 a 1, no Centenário, a equipe comandada por Renato Portaluppi venceu por 1 a 0 na Arena. O gol decisivo foi de Suárez, de pênalti.