Apesar da escolha por privacidade, fechando os portões do CT Luiz Carvalho ao longo de toda a semana, o Grêmio não deverá apresentar grandes novidades na escalação para enfrentar o Brasil de Pelotas, no domingo (10), pelas quartas de final do Gauchão, com apenas duas modificações em relação à última rodada, quando goleou o Guarany de Bagé.
A mudança mais significativa se dará na lateral esquerda, onde o recém-contratado Mayk assumirá a titularidade. O posto, aliás, pode ser ocupado até o fim do Estadual, já que não há garantia de que Reinaldo conseguirá voltar aos gramados tão cedo. Diagnosticado com um estiramento do ligamento cruzado anterior e ruptura parcial do ligamento colateral-lateral do joelho direito, o camisa 6 gremista será reavaliado pelo departamento médico dentro de três a quatro semanas e não está descartada a possibilidade de uma cirurgia.
Assim, o reforço trazido do Guarani de Campinas vira a principal alternativa pelo lado esquerdo da defesa, tendo o jovem Wesley Costa como suplente imediato. Já Cuiabano tem previsão de retorno aos treinos com bola na próxima semana.
A outra alteração se dará embaixo das traves, já que Marchesín segue afastado, tratando de uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda. No fim de semana, o técnico Renato Portaluppi antecipou que a utilização de Gabriel Grando contra o time de Bagé se deu por revezamento e também porque Caíque voltou de Ijuí, onde o Tricolor disputou a Recopa Gaúcha, com um desconforto.
— O Grando esteve muito bem. Era a vez dele (jogar) porque gosto de dar ritmo para todo mundo. Só ele praticamente não havia jogado ainda. E o Caíque não está mais acostumado a viajar de ônibus, sentiu a perna pesada e eu deixei ele de molho no banco, até porque o Marchesin está com esse problema de lesão. Mas, provavelmente, quem vai jogar o próximo jogo é o Caíque — explicou o treinador.
Desta forma, a provável escalação do Grêmio terá: Caíque; João Pedro, Geromel, Kannemann e Mayk; Villasanti, Pepê, Pavón, Cristaldo e Gustavo Nunes; Diego Costa. Um último treino será realizado na manhã deste sábado (9). O duelo com o Xavante, agendado para as 18h30min de domingo (10), será decidido em partida única na Arena.