Grêmio e Brasil-Pel duelam no próximo domingo (10), às 18h30min, por uma vaga nas semifinais do Gauchão. E se for contar pelo retrospecto do Tricolor na Arena contra o time de Pelotas, a equipe de Renato Portaluppi conta com ampla vantagem para o confronto do final de semana.
Desde a inauguração da Arena em dezembro de 2012, as duas equipes já jogaram em sete oportunidades na nova casa gremista — seis vitórias do Grêmio e apenas uma vitória do Brasil-Pel.
O último confronto entre as duas equipes na Arena foi em 2023, quando Suárez, já no fim do jogo, marcou o gol que selou a vitória gremista em casa. Quando a torcida já ensaiava alguma vaias, o uruguaio devolveu a tranquilidade para o torcedor gremista com um giro rápido e uma finalização indefensável para Marcelo Pitol.
A única vez que o Grêmio perdeu para o Brasil-Pel na Arena foi em 2015 pela primeira fase do Gauchão. Sob o comando de Felipão, o Tricolor viu Nena marcar aos cinco minutos do segundo tempo e confirmar a vitória do time da zona sul do estado. Na ocasião, a equipe jogou com Grohe; Galhardo, Erazo, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Walace, Fellipe Bastos, Douglas e Lincoln; Everton e Marcelo Moreno.
A partida na Arena é eliminatória, e o Tricolor tem a vantagem do empate pela melhor campanha ao longo da competição. O treino desta terça-feira (5), novamente, ocorreu com portões fechados, assim como a atividade de segunda-feira (4).
Mesmo assim, o técnico Renato Portaluppi não tem grandes mistérios para montar o time que vai enfrentar o Xavante. Caíque, enquanto Marchesín está lesionado, deve ser o goleiro titular. Com Reinaldo lesionado, Mayk será utilizado na lateral-esquerda.