Dois dias depois de desembarcar em Porto Alegre, Cristian Pavón provou o motivo de o Grêmio ter investido quase R$ 20 milhões em sua contratação. Saindo do banco no intervalo, quando o placar apontava um vaiado 2 a 2, o argentino mudou o jogo com um gol e duas assistências, garantindo o 6 a 2 para o Tricolor neste sábado (17), na Arena, diante do Santa Cruz.
Gustavo Nunes — também de atuação destacada — Cristaldo, João Pedro, João Pedro Galvão e André Henrique também para o Tricolor, enquanto David e Jean Lucca fizeram os gols do Galo. Com o resultado, a equipe gremista assegurou a classificação antecipada às quartas de final do Gauchão 2024 e ainda assumiu momentaneamente a liderança.
Na última partida antes do clássico Gre-Nal, Renato Portaluppi deu sequência ao jovem Gustavo Nunes como o titular da ponta-esquerda e novas oportunidades para Everton Galdino e João Pedro Galvão. As novidades Du Queiroz e Pavón, recém-chegados, começaram no banco de reservas e entraram apenas no intervalo.
Gustavinho aproveitou, mais uma vez, a oportunidade e acumulou um gol e uma assistência nos primeiros minutos da partida. Aos 13, João Pedro cruzou da direita, a finalização de JP Galvão foi bloqueada pela defesa do Santa Cruz, e a bola sobrou para o garoto, que bateu de primeira e fez 1 a 0 para o Grêmio.
Três minutos depois, Gustavo Nunes apareceu novamente. Em jogada pela esquerda, seu cruzamento encontrou Cristaldo após um erro de corte do zagueiro Thiago Sales. Dentro da pequena área, o argentino esticou a perna direita e fez 2 a 0.
Entretanto, quando o jogo se encaminhava para uma goleada diante do lanterna, o Grêmio repetiu erros de jogos anteriores e deu espaços ao adversário. Em um desses momentos de marcação distante, o lateral-esquerdo David avançou e soltou a bomba no canto esquerdo. A bola bateu no pé da trave e foi para o gol, sem chances para Marchesín, descontando o placar para 2 a 1.
Gustavinho e uma nova onda no Grêmio
Confira no link
Na esperança do empate, o Galo de Iarley fez duas trocas aos 30 minutos, com Rafael Mineiro e Pablo Bueno, aumentando seu poderio ofensivo. A ideia deu certo e fez o Santa Cruz ameaçar mais a meta gremista. Além disso, o time de Renato Portaluppi se desestabilizou emocionalmente quando o árbitro Lucas Horn marcou simulação de Gustavo Nunes em um lance de possível pênalti.
Depois de o jogo ficar paralisado por 8 minutos em razão de uma lesão grave do zagueiro Anderson Alagoano, do Santa Cruz, o Grêmio voltou ainda mais devagar. Aos 49 minutos, em uma desatenção de Villasanti, que perdeu a bola no campo de ataque, o atacante Pablo Bueno aproveitou para puxar o contra-ataque.
Perseguido de forma distante por Cristaldo, ele conduziu a bola até o ataque, se livrou de Geromel com um drible pelo meio das pernas e serviu Jean Lucca, que se livrou de Kannemann e tocou por cima de Marchesín, igualando o placar em 2 a 2. Com o empate, o Tricolor foi para o intervalo vaiado.
Segundo tempo
Para o segundo tempo, o Grêmio voltou com três trocas: os estreantes Du Queiroz, Pavón, além de André Henrique. Saíram Geromel, Cristaldo e Galdino. No 4-2-4, o Tricolor teve Villasanti como zagueiro, Du Queiroz de volante, Pavón na ponta-direita e André Henrique junto de JP Galvão no ataque.
O primeiro lance de perigo foi aos nove minutos. Pepê cruzou na área, Pavón se projetou às costas da defesa e cabeceou, mas Marcelo Pitol salvou o Santa Cruz. No lance seguinte, em uma tentativa de Gustavo Nunes, depois de Du Queiroz, Pitol mandou novamente para escanteio.
Após um bom tempo de insistência, o Tricolor voltou a liderar o placar pelos pés de Pavón. Novamente em jogada de Pepê, André Henrique recebeu no fundo e serviu o argentino, que chutou forte e fez 3 a 2 para o Grêmio. O quarto quase saiu na sequência, quando Kichán serviu Du Queiroz, mas o volante chutou para fora. No entanto, não demorou muito para acontecer.
Aos 30 minutos, João Pedro, como é sua jogada tradicional, partiu da ponta direita, cortou para o centro do campo e chutou colocado, de canhota, sem dar chances para Pitol e fazendo 4 a 2. Dois minutos depois, foi a fez de João Pedro Galvão chegar ao terceiro gol na temporada. Em jogada de Pavón, o centroavante apareceu livre na área e marcou o quinto gol do Grêmio.
Na reta final da partida, já com Dodi e Lucas Besozzi em campo, o Tricolor seguiu buscando mais um gol e conseguiu com André Henrique, aos 44 minutos. Pavón, dessa vez pelo lado esquerdo, cruzou e André Henrique fez o 6 a 2 que fechou a conta na Arena.
Gauchão – 9ª rodada – 17/2/2024
Grêmio (6)
Marchesín; João Pedro, Geromel (Du Queiroz, int.), Kannemann (Dodi, 40’/2ºT) e Reinaldo; Villasanti, Pepê e Cristaldo (André Henrique, int.); Galdino (Pavón, int.), Gustavo Nunes e João Pedro Galvão (Besozzi, 40’/2ºT). Técnico: Renato Portaluppi.
Santa Cruz (2)
Marcelo Pitol; Jefferson, Anderson Alagoano (Kevlin, 46’/1ºT ), Thiago Sales e David (Tairone, 17’/2ºT); Leylon (Rafael Mineiro, 30’/2ºT), Daniel Pereira e Léo Aquino (Pablo Bueno, 30’/2ºT); Jean Lucca, Tcharles (Rickelmy, 16’/2ºT) e Netto. Técnico: Iarley.
- GOLS: Gustavo Nunes (G), aos 13min, Cristaldo (G), aos 16min, David (S), aos 24min e Jean Lucca (S), aos 49min do 1º tempo; Pavón (G), aos 17min, João Pedro (G), aos 20min, JP Galvão (G), aos 33min, e André Henrique (G), aos 44min do 2º tempo;
- CARTÕES AMARELOS: Villasanti, Gabriel Grando e André Henrique (G); Tairone (SC)
- ARBITRAGEM: Lucas Guimarães Horn, auxiliado por Gustavo Schier e Estefani da Rosa;
- PÚBLICO: 19.025 pessoas;
- RENDA: R$ 841.779;
- LOCAL: Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
Próximo jogo
Domingo , 25/2 – 18h
Inter x Grêmio
Beira-Rio – Gauchão (10ª rodada)